Maceió

Novo serviço aumenta em quase 90% o atendimento a vítimas de violência sexual

Por Agência Alagoas 21/11/2018 07h07
Novo serviço aumenta em quase 90% o atendimento a vítimas de violência sexual
Novo serviço aumenta em quase 90% o atendimento a vítimas de violência sexual - Foto: Carla Cleto

Em apenas um mês de funcionamento, o Serviço de Assistência às Vítimas de Violência Sexual, criado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), atendeu 47 pessoas. O número representa um aumento de 88% no percentual de atendimentos voltados a esse tipo de acolhimento, uma vez que, entre 15 de outubro a 15 de novembro do ano passado – quando o serviço ainda não existia – 25 pessoas foram atendidas nas unidades de saúde estaduais. 

O aumento do número de atendimentos evidencia o quão importante tem sido a criação do Serviço de Assistência às Vítimas de Violência Sexual. Até o dia 14 de outubro do deste ano, as vítimas de violência sexual eram atendidas, mas não havia uma equipe multidisciplinar voltada para assegurar que a assistência ocorresse de forma integral, respeitando a legislação e proporcionando o acolhimento humanizado às vítimas.

Agora, as vítimas de violência sexual se sentem acolhidas e protegidas, segundo evidencia a coordenadora do serviço, Camile Wanderley. “É um número que mostra a lacuna que existia no tocante ao atendimento dessas pessoas e que destaca a relevância de um serviço desta natureza para todos os alagoanos”, salientou.

Ao mesmo tempo, o aumento no percentual de pessoas atendidas exige a formação de uma rede estruturada para acolher satisfatoriamente às vítimas de violência sexual. Ainda de acordo com Camile Wanderley, a criação do serviço possibilitou que as pessoas sentissem que, efetivamente, há uma equipe multidisciplinar preparada para atendê-las de forma acolhedora.

Como funciona

Ainda de acordo com o fluxo de trabalho do serviço, a partir do momento em que a equipe plantonista do Serviço de Atenção às Vítimas de Violência Sexual recebe uma denúncia ou é acionada pela vítima, é preciso efetivar todo o processo de atenção e assistência. Entre as medidas adotadas no âmbito da saúde, a vítima deve ter assegurado o acesso a antirretrovirais em até 72 horas, por meio da Profilaxia Pós-Exposição de Risco (PEP).