Serviços

Núcleo de Identificação realiza consulta biométrica em Palmeira dos Índios

Por PC/AL 19/11/2018 07h07
Núcleo de Identificação realiza consulta biométrica em Palmeira dos Índios
Núcleo de Identificação Criminal atendeu custodiados das Delegacias regionais de Arapiraca e Palmeira dos Índios - Foto: Cortesia

O Núcleo de Identificação Criminal (NIC), da Polícia Civil de Alagoas, esteve esta semana, na cidade de Palmeira dos Índios, realizando os serviços de consulta biométrica, identificação de adolescentes infratores e identificação criminal de adultos, nos casos de dúvidas quanto a identidade das pessoas custodiadas na 4ª Delegacia Regional de Polícia de Arapiraca (4ª DRP) e 5ª Delegacia Regional de Polícia de Palmeira dos Índios (5ª DRP), em decorrência de práticas de ilícitos penais.

Os trabalhos, de acordo com o coordenador do NIC, agente Overlack Moura, foram realizados com o objetivo de confirmar as informações pessoais fornecidas pelos suspeitos, que, no momento da prisão não possuíam documento oficial de identidade. O pessoal do Núcleo realizou a biometria no sistema AFIS, com coleta e o confronto de digitais no banco de dados do Instituto de Identificação de Alagoas.

Com a identificação, os presos poderão ser transferidos para o sistema prisional.

Trabalho também visa confirmar as informações passadas pelos detidos.

O Núcleo de Identificação Criminal (NIC) foi criado em dezembro de 2016, por meio de portaria, assinada pelo delegado-geral Paulo Cerqueira, numa parceria entre a Polícia Civil e a Perícia Oficial, e utiliza o banco de dados do Instituto de Identificação (Sistema de Identificação Criminal – Sistema AFIS) para realizar consultas sobre pessoas presas que não apresentam documentos.

Além disso, também é feita a identificação civil de menores infratores, desde que o responsável apresente a certidão de nascimento original do menor apreendido.