Cidades

FPI promove palestra para pescadores e condutores de embarcação em Pão de Açúcar

Por MPE/AL 14/11/2018 09h09
FPI promove palestra para pescadores e condutores de embarcação em Pão de Açúcar
FPI promove palestra para pescadores e condutores de embarcação em Pão de Açúcar - Foto: Assessoria/MPE-AL

Mais de trinta pescadores e condutores de embarcação estiveram reunidos na sede da Associação Z-20 Costa Rego em Pão de Açúcar, município do Sertão alagoano, para uma palestra com profissionais da Marinha do Brasil e do Instituto do Meio Ambiente (IMA), na tarde desta terça-feira (13). A ação faz parte da programação educacional da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco, coordenada pelo Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL).

Com o tema “Recomendação de Segurança da Navegação aos Comandantes e Pescadores, e Educação Ambiental”, a palestra foi pautada em temas como competências do comandante de bordo, aviso de mau tempo, estabilidade em alto mar, procedimentos de treinamento e emergência marítima. Além de abordar práticas sustentáveis para preservação do meio ambiente.

O presidente da Associação dos Pescadores, Genivaldo Bezerra, conta que palestras como esta são essenciais para o trabalho de forma segura e legal com a pesca no São Francisco. “Quantos mais conhecimento melhor. Isso porque, às vezes, a gente acha que tá fazendo a coisa certa é está fazendo uma coisa ilegal”, contou.

Ainda segundo o pescador preservar a natureza e o Rio São Francisco é essencial para a vida do povo e das cidades ribeirinhas. “Se a gente preservar é mais alimento para nossa mesa. Se a gente degradar, amanhã vai faltar alimento. A gente depende do peixe, depende do São Francisco, já está nessas condições, se a gente não se mexer vai ser pior”, completou Genivaldo que representa, por meio da Associação, mais de quatrocentos pescadores de Pão de Açúcar.

À frente da palestra, o Capitao de Fragata Haron e o Capitão-Tenente Bonfim, da Marinha do Brasil explicam que, mesmo a região não tendo um registro significativo de acidentes náuticos, esse trabalho educativo e preventivo é constante.

“Tivemos pouquíssimos casos nos últimos anos e acredito que seja fruto de um trabalho de conscientização que já vem sendo feito há algum tempo. Dentro desse mote, com a colaboração do IMA, trazemos também esses aspectos de preservação do meio ambiente, dos peixes do Rio São Francisco e de toda a fauna da região”, explica o  capitão-tenente.

Ao fim da palestra, pescadores e condutores de embarcação ainda receberam coletes salva-vidas cedidos pela Marinha e o Ministério Público de Alagoas como parte da campanha de conscientização para as medidas de segurança.