Saúde

Nutricionista do HGE recomenda alimentos mais leves antes do Enem

Por Assessoria 11/11/2018 09h09
Nutricionista do HGE recomenda alimentos mais leves antes do Enem
Alimentação saudável - Foto: Reprodução

É comum durante as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) os candidatos sentirem fome, sono ou mesmo uma dor de barriga, devido à ansiedade. A nutricionista do Hospital Geral do Estado (HGE), Ivete Oliveira, orienta que a alimentação pode influenciar no desempenho, concentração e disposição dos candidatos, sendo decisiva para a aprovação.

De acordo com ela, antes e durante as provas deste domingo (11), é necessário que o candidato olhe com cuidado para a alimentação. Isso porque, segundo Ivete Oliveira, muitos não conseguem se alimentar quando estão ansiosos, mas é necessário investir em alimentos leves na véspera e na manhã que antecede as provas.

“Estômago vazio pode ter como consequência a hipoglicemia (baixa taxa de glicose no sangue), ocasionando sonolência e dificuldade de concentração, além de dar tontura, dor de cabeça, queda de pressão e fraqueza. Provas como as do Enem, exigem muita energia mental, os candidatos não devem deixar de fornecer essa energia ao corpo”, ressalta a nutricionista do HGE.

Recomendação

Ivete Oliveira recomenda frutas, iogurtes, sucos e cereais para o desjejum. No almoço, ela sugere uma massa ou arroz com algum grelhado, frango ou peixe, carnes e feijões não são muito recomendados, por serem considerados alimentos mais pesados. Pode-se acrescentar um purê ou legumes cozidos também.

Ivete Oliveira salientou, ainda, que não recomenda alimentos muito gordurosos para o dia da prova e o anterior, uma vez que eles retardam o esvaziamento gástrico e também dão sono. Para os que gostam de alimentos com muito sal, como a batata frita, ela sugere que se evite no dia, pois aumentam a sede, podendo causar desconforto durante a prova.

Durante a prova, a nutricionista sugere frutas, como a maçã, por exemplo, água e uma barra de chocolate. Também se pode levar algum tipo de castanha, como as do Pará, que são excelentes, e as amêndoas.

“Recomendo o amendoim salgado para aqueles que sofrem de pressão baixa e os que costumam ter dor de barriga, principalmente quando estão nervosos, sugiro evitar mamão, leite, ameixa e uvas durante o dia. Opte por maçã, banana e batatas. A alimentação faz toda a diferença na aprovação; como os alimentos são preparados, o tempo de digestão e as propriedades nutricionais podem influenciar no desempenho, concentração e disposição dos candidatos”, ressaltou Ivete Oliveira.