Meio ambiente

FPI leva educação ambiental para dezenas de alunos de escolas sertanejas

06/11/2018 07h07
FPI leva educação ambiental para dezenas de alunos de escolas sertanejas
Estudantes receberam orientação sobre preservação ambiental - Foto: Assessoria

Além de fiscalizar possíveis condutas que prejudicam o meio ambiente, a fauna, flora, o patrimônio cultural e recursos hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) leva também educação ambiental aos ambientes escolares.

Nesta segunda-feira (05), alunos de dez escolas do município de Pão de Açúcar prestigiaram a visita da equipe de educação ambiental que, de uma maneira descontraída e pedagógica, promoveu gincanas com crianças e adolescentes para conscientização da importância da preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos da região. Além disso, houve distribuição de mudas de árvores.  “Realizamos jogos sobre os biomas do estado, 
animais nativos, flora da região, crimes ambientais, coleta seletiva e doação de mudas para o município”, contou Pedro Normande, coordenador da equipe de educação ambiental da FPI.

Cerca de 250 alunos foram beneficiados pela ação, todos estudantes das escolas Dona Prazeirinha Vieira, José Gonçalves de Andrade, Pé da Serra, José Tavares de Castro, Antônio Juvêncio, São Miguel, Ana Tereza de Jesus, Bráulio Cavalcante e Pedro Soares dos Prazeres.

Apreensão de animais
 
Também nesta segunda-feira (05), a equipe de fauna da FPI esteve atendendo alvos levantados pela  inteligência do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e também ocorrências extras, em sua maioria residências de pessoas que criavam animais silvestres sem licença ou autorização de órgãos ambientais. 

Foram apreendidos e resgatados aproximadamente 60 animais silvestres, dentre eles especies de aves como; galo-de-campina, tico-tico, extravagante, papa-capim, rolinha-fogo-apagou, bigodinho e uma serpente jibóia. Os animais passarão por avaliação de equipe de veterinários e biólogos e em breve poderão retornar ao seu habitat uma vez que, em quase sua totalidade apresentam comportamento de animais recém capturados e diante disso as chances de sucesso no retorno a natureza são muito maiores.