Educação

Mudas de plantas medicinais são distribuídas por estudantes da Uneal

Por Assessoria 01/11/2018 12h12
Mudas de plantas medicinais são distribuídas por estudantes da Uneal
Mudas de plantas medicinais são distribuídas por estudantes da Uneal - Foto: Assessoria

Estudantes do Campus II da Universidade Estadual de Alagoas, em Santana do Ipanema, distribuíram, nesta quarta-feira (31), mudas de plantas medicinais para moradores do entorno do prédio da unidade acadêmica. Foram doadas exemplares de erva cidreira, capim santo, para-tudo, boldo do Chile, alecrim, hortelã da folha-grande, manjericão, babosa e hortelã da folha-miúda.

Esta é a segunda etapa do projeto de extensão “Implantação de uma horta de plantas medicinais no Campus II a fim de atender a população acadêmica e do entorno” desenvolvido por acadêmicos, sob a coordenação da professora Taline Silva e colaboração do docente Lenivaldo Melo.

Na primeira fase, os graduandos realizaram uma pesquisa acerca das plantas medicinais mais comuns na região. Após esta etapa, as espécies foram estudadas e plantadas em uma horta no Campus II.

Os próprios estudantes, em um trabalho voluntário, fizeram o cultivo das mudas e ainda promoveram uma capacitação com profissionais de saúde locais a fim de esclarecer sobre a importância das plantas medicinais.

“Produzimos mais de 300 mudas e entregamos mais de 200 delas à comunidade do entorno da Universidade, através de mobilização e palestra no posto de saúde local. Essa é a segunda etapa do projeto. A equipe pretende ainda produzir mais mudas para serem distribuídas no Campus e uma futura possível produção de fitoterápicos, em parceria com o poder público local”, explicou a coordenadora.


Estudantes participantes do projeto

Ana Glória Pereira da Silva, Jhonatan Ferreira da Silva, Evelly Alcantara Santos, Maria Lorena da Silva, Mateus Rocha da Silva Pereira, Paula Thayanne da Mata, Juliana Ferreira dos Santos, Mayane Luiza Alves Nunes, Silmária Soares Graça, Camila Paz Brito de Oliveira, Naédja Maria Firmo de Holanda, Itamara Thuane Conceição Costa, Livia Lara Almeida de Souza, e José Almir Santos da Silva.