Ressocialização

Reeducandos fazem Exame Supletivo do Ensino Fundamental em presídios

Prova aplicada em quatro unidades prisionais alagoanas assegura a certificação aos participantes

Por Agência Alagoas 01/11/2018 07h07
Reeducandos fazem Exame Supletivo do Ensino Fundamental em presídios
Detentos fizeram provas dentro dos presídios - Foto: Ascom/Seris

As secretarias da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e da Educação (Seduc) promoveram, esta semana, a aplicação dos Exames Supletivos para reeducandos do Sistema Prisional alagoano. As provas, de oferta online, foram aplicadas no Núcleo Ressocializador e nos presídios Cyridião Durval e Silva, do Agreste e no feminino Santa Luzia.

No total, 52 custodiados se inscreveram e participaram dos exames na modalidade de Educação de Jovens e Adultos e, também, de Ensino Fundamental.

A supervisora de Educação da Seris, agente penitenciária Genizete Tavares, explica que a participação foi voluntária e gratuita: “Esse exame promove a certificação aos jovens e adultos que interromperam a educação básica, ao longo da vida, além de habilitar os candidatos para prosseguir nos estudos”.

Nos presídios alagoanos, a educação é um dos instrumentos ressocializadores. “Essa é uma grande oportunidade para aqueles que não concluíram o Ensino Fundamental quando estavam em liberdade. É o Estado dando a oportunidade de corrigir essa lacuna social de escolarização, além de prepará-los para o convívio social, favorecendo mudanças de comportamento e ofertando novos saberes”, finaliza Tavares.