Saúde

Policiais femininas se reúnem para divulgar importância do "Outubro Rosa"

Por Assessoria 25/10/2018 12h12
Policiais femininas se reúnem para divulgar importância do 'Outubro Rosa'
Policiais femininas se reúnem para divulgar importância do "Outubro Rosa" - Foto: Assessoria

O 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Palmeira dos Índios, realizou uma homenagem para as mulheres da unidade, em virtude do Outubro Rosa (Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Mama e Colo de Útero), durante a manhã desta última quarta-feira (24).

O evento ocorreu na sede da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) e reuniu as 24 policiais militares que fazem parte da Unidade. Durante o encontro, as mulheres puderam realizar testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis, coleta de hemograma, tomar vacinas e receber senhas para fazerem os exames de mamografia e citologia. A Banda de Música do 3º BPM animou o público participante.

A major Cláudia Falcão, símbolo da corporação na prevenção ao câncer de mama, esteve presente na homenagem e relatou sua história de vida para as militares, reforçando a importância da realização do autoexame.

Para o comandante do 10º BPM, tenente-coronel Marcos Wanderley, o acontecimento superou todas as expectativas. “Só em poder despertar a qualidade de vida e saúde das mulheres de minha tropa, já me sinto realizado, conseguimos atingir nosso objetivo principal, que era demonstrar o quanto é necessário se prevenir, que esta informação possa ser repassada, também, para seus familiares. Com o sucesso deste dia, já passamos a planejar as ações para novembro, mês de conscientização a prevenção ao câncer de próstata”, afirmou o oficial.

Já a secretária de saúde, Katia Born, relatou que o evento serve de exemplo para as outras unidades do município. “Pude presenciar o encontro e perceber o quanto ele foi gratificante, já entrei em contato com o prefeito e solicitei que todas as nossas funcionárias públicas também possam receber tais informações”, disse a gestora.