Política

PT emite nota de repúdio sobre incidente na Uneal Arapiraca

Ex-reitor da Universidade acusa membros do PSL de agressão; acusado se diz vítima de violência do professor

Por 7Segundos 25/10/2018 09h09
PT emite nota de repúdio sobre incidente na Uneal Arapiraca
Campus da Uneal, em Arapiraca - Foto: Assessoria

O caso ocorrido na noite desta quarta-feira (24), na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), em Arapiraca, continua repercutindo. O ex-reitor da Universidade, Clébio Correia, acusa integrantes do Partido Social Liberal (PSL) de "invadirem" o campus, gravando os membros do encontro político que ocorria, e agredindo o professor. Em contrapartida, os membros do partido também acusam o ex-reitor de agressão.

O Partido dos Trabalhadores (PT), através do diretório de Alagoas, emitiu nota de repúdio na manhã desta quinta-feira (25). Confira na íntegra:

NOTA DE REPÚDIO A VIOLÊNCIA CONTRA O EX-REITOR DA UNEAL 

O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores em Maceió recebeu com indignação a notícia da violência praticada contra o ex-reitor da Universidade Estadual de Alagoas, professor Clébio Araújo, ocorrida na noite desta quarta-feira, 25, na cidade de Arapiraca, quando participa de atividade pró Haddad. 

Diante disso, não há como compactuar com o discurso de ódio, incitação à violência e o fascismo. Combater ações como essas nas urnas é imprescindível. Não é possível aceitar a intolerância, pois buscamos respeito à democracia e a liberdade de expressão. 

Nos primeiros dias pós-primeiro turno, as consequências do discurso de ódio e da incitação à violência já estão se manifestando, no assassinato do mestre de capoeira na Bahia, em agressões contra pessoas vestindo roupas vermelhas, inclusive mulheres, negros e integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, entre outros. Solicitamos a todas as instituições democráticas de Alagoas, ao Ministério Público Estadual e Federal, a Secretaria de Segurança Pública, que investiguem, punam e tomem todas as providências cabíveis para que não haja violação dos direitos constitucionais e, principalmente, intimidação do livre exercício da liberdade de expressão. 

Os ataques, verbais e físicos, aos direitos civis e sociais, às mulheres, à população negra, aos índios, aos migrantes, aos refugiados, às pessoas LGBTI+, são ataques à democracia. Não existe país democrático sem diversidade de ideias, modos de vida e culturas. Não há democracia sem igualdade de direitos e oportunidades. Não há democracia sem respeito aos demais cidadãos. Não há democracia quando o ódio ao próximo supera o senso de comunidade e de nação.

Marcelo Nascimento, Presidente do PT em Maceió.