Serviços

Sesc Arapiraca promove Dia Internacional da Animação

Por Assessoria 23/10/2018 16h04
Sesc Arapiraca promove Dia Internacional da Animação
Dia Internacional da Animação - Foto: Ilustração

O Dia Internacional da Animação (DIA) é uma Mostra de curtas-metragens de desenhos animados nacionais e internacionais com entrada franca que acontece no dia 28 de outubro em centenas de cidades do Brasil. O Sesc Arapiraca irá realizar 03 sessões, sendo uma no dia 29/10 às 19h30, e no dia 31/10 às 10h e às 16h.

Como surgiu o evento no mundo

Em 28 de outubro de 1892, Emile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris, exibindo o filme Pauvre Pierrot. Para celebrar a data, em 2002, a ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação) lançou o “Dia Internacional da Animação” contando com diferentes grupos internacionais filiados em mais de 30 países.

NO BRASIL

No Brasil o evento é realizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação – ABCA. Em 2018 o DIA vai para a sua 15ª edição, conquistando, a cada ano, maior visibilidade e parceiros em diversos municípios brasileiros. A Mostra Oficial acontece no dia 28 de outubro às 19h00 simultaneamente em todas os locais participantes, contando com a adesão de centenas de cidades em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, sendo o maior evento simultâneo de animação realizado no Brasil.

Nesse ano o DIA é viabilizado pelo Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual via Fundo Nacional da Cultura.

Como é:

Mostra Oficial

A Mostra Oficial é realizada no dia 28 de outubro simultaneamente as 19h00 com entrada franca em todo o país. Composta por uma hora de curtas metragens brasileiros (Mostra Nacional) selecionados por um júri especializado de diretores escolhidos pela ABCA e uma hora de filmes estrangeiros (Mostra Internacional) .

Mostra Infantil

Uma hora de curtas-metragens de animação brasileiros dedicados ao público infantil. A Mostra é produzida através da seleção de filmes realizada pelo júri especializado de diretores escolhidos pela ABCA.

Você vai conferir: BLWARH Navegando no Deserto, Metamorfose, Escamas da noite, Chiclete Balão, Millie, Lé com Cré, Bolha e o O Malabarista.

Mostra Nacional Acessível

O evento também disponibiliza para as cidades participantes, versões da Mostra Nacional com os recursos de Audiodescrição, LIBRAS e legendagem, possibilitando assim, o acesso de deficientes auditivos, visuais, além de pessoas com síndrome de down e autismo.

Você vai conferir: Piconzé, O Homem na Caixa, Millie, Insone, Trip, La Loba, 8 Patas, Um Conselho Animador e Torre.

Serviço

Dia Internacional da Animação

Cinema/Entrada gratuita

Dias e horários: 29/10 às 19h30, e no dia 31/10 às 10h e às 16h

Local: Teatro Hermeto Pascoal

Informações: 3482-2402 / 3482-2400