Educação

Uneal inaugura a EdUneal Livraria Café

Por Assessoria 16/10/2018 12h12
Uneal inaugura a EdUneal Livraria Café
Uneal inaugura a EdUneal Livraria Café - Foto: Assessoria

Na tarde desta terça (09), a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) inaugurou a EdUneal Livraria e Café Professora Maria Madalena Barros de Menezes. Durante a programação de inauguração foi realizado o lançamento do site oficial da editora, uma exposição do artista arapiraquense Valter Emanuel e recitação de cordel pelo poeta Daniel Alves.

A EdUneal foi inaugurada 2013  mas desde então funcionava em um imóvel alugado, sem muita visibilidade, o que dificultava a comercialização das obras e o acesso ao público. Ao assumir a reitoria em abril deste ano, o reitor Clébio Correia de Araújo, priorizou o projeto de implantar dentro do prédio da Reitoria, a sede da EdUneal.

Para o reitor a inauguração desse espaço é um marco imprescindível para o fortalecimento da instituição como universidade. Além disso, a  EdUneal  está vinculada à Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu) e recebe obras de diversas editoras do Brasil, o que democratiza o acesso a obra de autores de outros estados. E o mais importante: a publicação das obras produzidas pelos professores e autores alagoanos consolida e dá visibilidade ao processo de produção intelectual do interior do Estado.  

Assim, professores, estudantes, técnicos da universidade, e o público externo, ao passarem pelo hall de entrada do prédio da Reitoria, poderam tomar um delicioso café e desfrutar das inúmeras obras expostas nas estantes da livraria.

O projeto arquitetônico da EdUneal Livraria e Café foi projetado pelo arquiteto Rafael Gomes Brandão.  Com referências que vão desde as estéticas tradicionais dos grandes centros britânicos às tendências industrializadas como o estilo loft. “Priorizamos um ambiente aconchegante e receptivo que as pessoas se sintam acolhidas e fiquem o maior tempo possível apreciando as obras literárias e as exposições  das artes plasticas que também faz parte do projeto da livraria”, finalizou o arquiteto.