Tecnologia

Facebook lança botão de contexto para combater fake news no Brasil

Por Tecmundo 10/10/2018 12h12
Facebook lança botão de contexto para combater fake news no Brasil
Facebook - Foto: Chris Ratcliffe / Bloomberg

O Facebook anunciou o lançamento do botão de contexto para notícias aqui no Brasil, uma nova arma na luta contra as fake news. A novidade estava em teste desde o ano passado nos Estados Unidos e consiste em mais informações contextuais sobre os artigos e veículos de comunicação que aparecem no Feed de Notícias a fim de que as pessoas decidam o que vão ler e compartilhar.

Em parceria com comunidade e parceiros acadêmicos e do setor, o Facebook identificou uma série de informações relevantes para auxiliar os seus usuários na hora de avaliar a credibilidade de um artigo ou veículo. A ideia é, com isso, oferecer os dados necessários para facilitar a identificação do contexto de uma notícia, como descrição de um veículo na Wikipédia ou artigos relacionados.

Se um veículo não está na Wikipédia, essa informação será exibida na tela e isso também pode servir como contextualização, defende a rede social.

Contexto

Além dessas informações, já disponíveis no projeto original testado nos EUA, a novidade que chega ao Brasil incluirá dois novos menus:

  • Mais sobre este link – para ver outras histórias publicadas recentemente pelo mesmo veículo
  • Compartilhado por amigos – para ver quais amigos já compartilharam o mesmo link

Nos EUA, a companhia testa, ainda, oferecer mais informações sobre o autor de um texto a fim de verificar se isso aumenta ou não a credibilidade. A ideia é que os leitores dos Instant Articles possam clicar sobre o nome do autor e ver a sua descrição na Wikipédia e links para página ou perfil e outros artigos publicados. Obviamente, tais informações são exibidas apenas se o autor habilitar a sua divulgação.

Além do Brasil, Argentina, Colômbia e México também ganharam o acesso ao novo recurso.