Educação

Curso de Engenharia Civil alcança conceito 5 em avaliação do MEC

Por Assessoria 10/10/2018 15h03
Curso de Engenharia Civil alcança conceito 5 em avaliação do MEC
Curso de Engenharia Civil alcança conceito 5 em avaliação do MEC - Foto: Assessoria

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de Palmeira dos Índios recebeuuma boa notícia nesta terça-feira (09). Foram publicados, no Diário Oficial da União (DOU), os resultados do conceito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado em novembro do ano passado, e o campus Palmeira obteve nota 05 pelo Ministério da Educação (MEC) no curso de Engenharia Civil.

A prova do Enade avaliou o rendimento dos alunos concluintes da primeira turma de Engenharia Civil em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas ao longo de sua formação. Em 2016, o campus recebeu, em suas instalações, avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), oportunidade em que puderam julgar três dimensões avaliativas: pedagógica, corpo docente e infraestrutura. Após a avaliação, o curso obteve nota 04 em seu conceito.

Para a chefe do Departamento de Ensino Superior, Sheyla Marques, este é o reconhecimento do trabalho articulado entre os servidores do Instituto. “Essa nota representa a qualidade do ensino do nosso campus. A sensação é de dever cumprido entre todos que fazem parte desta casa e que contribuíram significativamente para esta conquista. Cumprimos com o que nós propusemos em 2010 quando começamos a pensar no projeto do curso”, relata a docente, que esteve também por três anos como coordenadora de Engenharia Civil.

Sheyla acrescenta que outro diferencial são os alunos que integram a instituição. “Eles sempre mostraram um alto potencial. São a base de tudo isso”, comemora.

A matriz curricular do curso de Engenharia Civil é composta por 10 períodos e engloba disciplinas de cálculo, geologia, estruturas, ética, entre outras. Com carga horária total de 4.314 horas, o curso tem como objetivo possibilitar uma formação ao engenheiro que lhe permita desenvolver e aplicar conhecimentos e saberes inovadores como também a leitura e interpretação dos aspectos sociais, políticos, econômicos e ambientais.