Polícia

Agentes penitenciários brigam dentro do Presídio do Agreste

O sistema de vídeo monitoramento da unidade prisional capturou a confusão que aconteceu no dia 04 de outubro

Por 7Segundos 09/10/2018 11h11
Agentes penitenciários brigam dentro do Presídio do Agreste
A briga pôs em risco a integridade física de colegas de plantão e visitantes de reeducandos - Foto: Cortesia/Seris

Uma portaria publicada na manhã desta terça-feira (09), no Diário Oficial do Estado (DOE), por meio da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) descreve uma briga entre agentes penitenciários dentro do Presídio do Agreste, no último dia 04.

O texto, assinado pelo secretário de Ressocialização e Inclusão Social, coronel Marcos Sérgio de Freitas Santos, revela que dois servidores discutiram nas dependências do presídio, e usaram arma branca e armas de fogo durante a briga. A publicação diz ainda que isso pôs em risco a integridade física deles, de colegas de plantão e visitantes de reeducandos.

O sistema de vídeo monitoramento da unidade prisional captou a confusão. Pessoas também presenciaram a briga entre os agentes, e as declarações dessas testemunhas foram colhidas pela Corregedoria do sistema prisional. Cópias das imagens do vídeo monitoramento serão encaminhadas para o Conselho Estadual de Segurança, Conselho Penitenciário, ao Juízo das Execuções Penais, a 51ª Promotoria de Justiça, a Delegacia Geral de Polícia Civil e ao Ministério Público Estadual.

Os agentes foram removidos cautelarmente de suas funções, suspensos de executar inclusive horas extras e não terão acesso ao Presídio do Agreste, a Casa de Custódia da Capital, o Núcleo Ressocializador da Capital, o Presídio de Segurança Média Professor Cyridião Durval e Silva, o Presídio de Segurança Máxima, a Penitenciária de Segurança Máxima, o Centro Psiquiátrico Judiciário Pedro Marinho Suruagy, a Penitenciária Masculina Baldomero Cavalcante de Oliveira e o Estabelecimento Prisional Feminino Santa Luzia.

A redação do 7Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação da Seris questionando a portaria, mas eles informaram que estão apurando o caso.