Arapiraca

Popularidade de Ciro Gomes aumenta nas redes sociais na reta final das eleições

O candidato viraliza com vídeos e memes, o público jovem é o principal simpatizante do pedetista

Por Gabriely Castelo Branco com 7Segundos 05/10/2018 15h03
Popularidade de Ciro Gomes aumenta nas redes sociais na reta final das eleições
Ciro Gomes cresce na pesquisa eleitoral na reta final da campanha eleitoral - Foto: Reprodução/Internet

O candidato do PDT Ciro gomes, que estava no terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto ultrapassou o candidato do PT, Fernando Haddad, nas menções entre usuários do twitter nessa semana. O petista mostrou vantagem no facebook em dias alternados, alcançando 692 mil desde o ínicio da semana.

Os dados são da pesquisa divulgada nessa quinta-feira, 4, pera Diretoria de Análise das Políticas Públicas (DAPP) da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O candidato do PSL, Jair Bolsonaro, se mantém à frente dos outros candidatos, com 5,5 milhões de interações no mesmo período de tempo.

Ciro adota o discurso de ser uma terceira via na corrida eleitoral, hoje liderada por Bolsonaro e Fernando Haddad, segundo pesquisas de intenção de voto.

Na quarta-feira, 3, duas hashtags positivas a Ciro chegaram aos trending topics brasileiros no Twitter. Internautas compartilharam os termos #RenunciaHaddad e #Alcirina - esta última uma menção à junção das candidaturas de centro de Geraldo Alckmin (PSDB), Ciro e Marina Silva (Rede).

Ciro tem usado suas redes sociais para divulgar o apoio de personalidades. O humorista Gregório Duvivier, os cantores Zeca Baleiro e Caetano Veloso e a escritora Fernanda Young são alguns dos famosos que declararam voto ao pedetista. Um dos filhos do candidato a vice pela chapa de Marina, Eduardo Jorge (PV), também se manifestou a favor de Ciro Gomes.

Na avaliação do cientista político Pedro Costa, das Faculdades Rio Branco, o crescimento de Ciro ocorre porque ele é o mais bem colocado com um discurso de quebra da polarização. "É o candidato dos que não querem nem Haddad nem Bolsonaro", afirmou Costa.

No entanto, Ruedigero, afirma acreditar que a mobilização a poucos dias do primeiro turno veio tarde demais para a campanha do PDT.