Saúde

1.765 transplantes de órgãos foram realizados no Brasil nos seis primeiros meses desse ano

Por Assessoria e 7Segundos 27/09/2018 21h09
1.765 transplantes de órgãos foram realizados no Brasil nos seis primeiros meses desse ano
Transplantes de órgãos - Foto: Reprodução

O Brasil realizou 1.765 transplantes de órgãos nos seis primeiros meses desse ano. Um crescimento de 7% se comparado com o mesmo período do ano passado, quando foram realizados 1.653 procedimentos.

Atualmente, 41.266 pessoas aguardam por um transplante. Uma redução de 6% se comparado com o ano passado, quando haviam 44 mil pacientes aguardando. Apesar da diminuição da fila de espera, novas inscrições fazem com que o Brasil não tenha menos de 41 mil pessoas na de espera desde 2015.

Este ano, dos 10.620 potenciais doadores, apenas 3.510 se converteram efetivamente em transplantes - a maior quantidade de procedimentos já registrados desde 2013. Isso porque o país ainda tem dificuldades com as autorizações dos familiares para a coleta de órgãos.

O grande desafio agora é aumentar a média de consentimento familiar para doação, que atualmente está em 58% dos casos.

Para o ministro da Saúde interino, Adeilson Cavalcante, esses índices podem melhorar se houver mais investimento na conscientização da importância da doação de órgãos.

Noventa e seis por cento dos transplantes realizados no Brasil são feitos na Rede Pública de Saúde. A estimativa é que o Brasil feche o ano de 2018 com um investimento de mais de 1 bilhão de reais em transplantes de órgãos, o maior valor já aplicado nesta área, e que bata recorde de transplantes de fígado, coração, pulmão e medula óssea.