Cidadania

Craíbas realiza evento em homenagem ao Dia Nacional dos Surdos

Por Assessoria 27/09/2018 16h04
Craíbas realiza evento em homenagem ao Dia Nacional dos Surdos
Craíbas realiza evento em homenagem ao Dia Nacional dos Surdos - Foto: Assessoria

A secretaria de educação de Craíbas, através da coordenação de educação especial e inclusiva, que tem como coordenadora a professora Roselir Barbosa, promoveu na tarde desta quinta-feira (26) um grande evento no Auditório Municipal Francisco Barbosa Lima, em homenagem ao Dia Nacional dos Surdos. O evento direcionado a profissionais de educação e alunos surdos e que contou com a presença da professora Valdenise Alves (coordenadora geral pedagógica), teve como palestrantes o professor Delbeto Santana e o instrutor de libras José Antônio. 

O principal objetivo do Dia Nacional dos Surdos que é comemorado anualmente em 26 de setembro é desenvolver a reflexão sobre os direitos e inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade.

Esta data foi oficializada através do decreto de lei nº 11.796, de 29 de outubro de 2008. A escolha do 26 de setembro é uma homenagem à criação da primeira Escola de Surdos do Brasil, em 1857, na cidade do Rio de Janeiro, que atualmente é conhecida como INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos).

Uma das principais conquistas dos surdos ao longos dos anos foi o reconhecimento nacional da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), através da lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 e do Decreto nº 5.626/2005.

Atualmente, estima-se que existam aproximadamente 45 milhões de brasileiros com algum grau de deficiência auditiva.

O mês de celebração do Dia dos Surdos é conhecido como “Setembro Azul”, sendo esta cor um sinal de representação para a comunidade surda. A explicação remonta a um hábito comum durante a Segunda Guerra Mundial, quando os nazistas identificavam todos os deficientes com uma faixa azul no braço.

O evento contou com o aval da Administração União e Trabalho, prefeito Ediel Leite, vice-prefeito Neto Pedro.