Cultura

Mostra fotográfica destaca as belezas do céu alagoano

Por Assessoria 26/09/2018 13h01
Mostra fotográfica destaca as belezas do céu alagoano
A mostra ficará no hall da Casa da Cultura até o próximo dia 5 - Foto: Breno Airan / Reprodução

Chororó-didi, chupa-dente-do-nordeste, gavião-carangujeiro, tatac, choquinha-de-alagoas, formigueiro-de-cauda-ruiva, saíra-pintor, gavião-de-pescoço-branco. O que esses pássaros têm em comum (além do fato de voar, é claro)?

Todos eles podem ser encontrados nos céus do nosso estado e, também, na exposição “Aves de Alagoas”, do fotógrafo arapiraquense Sérgio Leal, que está no hall da Casa da Cultura, no Centro, desde o dia 20.

A abertura aconteceu justamente abrindo o período da Primavera e se encerrará no Dia da Ave, 5 de outubro. A entrada é franca e, na mostra, há mais de 60 pássaros fotodocumentados.

Este trabalho de catalogação vem sendo feito por Sérgio Legal há 12 anos e, depois daqui, a exposição pode seguir até para fora do país, evidenciando as nossas belezas naturais.

Algumas palestras gratuitas estão sendo realizadas para universitários, convidados e escolas da Rede Municipal de Ensino no auditório da Casa.

Para o fotógrafo, a observação dessas aves, além do caráter meditativo do ato – que exige esmero e paciência –, é uma atividade recreativa, de pesquisa e de preservação ambiental.

A captura é apenas no clique da câmera. Os animais devem permanecer livres, na copa das árvores e nos céus alagoanos.