Cultura

Casa da Cultura recebe oficina gratuita de coco de roda neste fim de semana

Por Assessoria 21/09/2018 14h02
Casa da Cultura recebe oficina gratuita de coco de roda neste fim de semana
Casa da Cultura recebe oficina gratuita de coco de roda - Foto: Assessoria

O coco de roda é um dos folguedos mais sagrados de Alagoas. Suas origens remontam as danças tradicionais trazidas da Europa com a adição peculiar das cirandas indígenas.

E neste fim de semana, Arapiraca vai receber gratuitamente uma oficina que irá ensinar desde a história aos passos que marcam a pisada do coco.

O evento é aberto ao público neste sábado (22) e domingo (23), sempre das 14h às 17h na Casa da Cultura, no Centro, mas terá apenas 30 vagas. Ou seja, mesmo as inscrições sendo feitas no local, é recomendável chegar cedo para garantir a presença no curso ministrado por Eduardo Kellvy Rodrigues.

Ele está à frente há 10 anos do grupo de coco de roda Balança Mas Não Cai e detém conhecimentos preciosos dessa manifestação tradicional da nossa cultura nordestina.

“Estou muito feliz por realizar essa oficina de maneira gratuita, com o apoio da Prefeitura de Arapiraca. Assim, mais pessoas podem ter acesso ao coco. Não podemos deixar essa cultura se perder”, pontua ele. Ao final, haverá entrega de certificado.

O Balança Mas Não Cai este ano representou Arapiraca em concursos diversos pela cidade e também fora. O arraiá comunitário que recebe o mesmo nome foi o grande campeão em 2018 do “Aravantu: uma seleção de tradição” pelo São João.