Trânsito

SMTT inicia atividades da Semana Nacional do Trânsito em Palmeira dos Índios

Por Assessoria 18/09/2018 12h12
SMTT inicia atividades da Semana Nacional do Trânsito em Palmeira dos Índios
SMTT inicia atividades da Semana Nacional do Trânsito em Palmeira dos Índios - Foto: Assessoria

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTT), iniciou hoje (18) as atividades da Semana Nacional de Trânsito, que será encerrado no próximo dia 25, Dia Nacional do Trânsito. O objetivo das ações é incentivar a educação no trânsito não como forma punitiva, mas de conscientização e respeito às leis que regem o trânsito. A atividade iniciou com uma carreata que percorreu as principais ruas da cidade, e envolveu órgãos como Samu, Upa, SMTT, autoescolas e secretarias de Educação e Saúde, e finalizou com uma blitz educativa no Centro.

De acordo com o superintendente da SMTT Jaime Farias, a proposta é chamar a atenção da população sobre a importância da mudança de atitudes da sociedade em ser responsável por mudar o cenário do alto número de acidentes de trânsito. “Isso começa com a mudança de atitudes, valorizando atitudes que estimulem a segurança viária, focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir de cada cidadão”, explicou Jaime Farias.

Ele disse, ainda, que até o dia 25, Dia Nacional do Trânsito, quando acontecerá o encerramento das ações, várias atividades serão desenvolvidas ao longo da semana, como palestras em escolas, blitz educativas, apresentações de escolas, ações de saúde e prestação de serviços informativos com diversos segmentos do trânsito. “Encerraremos a nossa programação no dia 25, na Praça do Skate, a partir das 8h. A ideia é passar a fazer o que é correto não por medo de uma multa, mas por acreditar que aquela atitude vai melhorar a vida das pessoas, trazendo segurança para todos que convivem no trânsito”, completou o superintendente da SMTT Jaime Farias.

Para o prefeito Júlio Cezar, as ações educativas são direcionadas não apenas para os motoristas, mas também para os pedestres e ciclistas. “É necessário mudar o nosso comportamento no trânsito com pequenas atitudes no dia a dia, erradicando o comportamento que levem a situações de risco e, sobretudo, respeitando o direito de ir e vir de cada um. Dessa forma, estaremos conscientizando o cidadão a levar a sério a sua vida, mas também a das outras pessoas”, disse o prefeito Júlio Cezar.

São parceiros da SMTT nesta ação: Prefeitura de Palmeira, autoescolas Liderança, Torres e Top, secretarias de Educação e Saúde, 3ª Gere, UPA, PRF, Corpo de Bombeiros, Samu, Ciretran, 10º Batalhão de Polícia, Lei Seca, Dismoto Honda e Alagoas Moto.