Política

Sindrádio emite nota contra secretário que chamou radialistas de ‘vagabundos’

Janeo foi detido em 2007 por embriaguez, acusado de atropelar e matar comerciante

Por 7Segundos 18/09/2018 10h10
Sindrádio emite nota contra secretário que chamou radialistas de ‘vagabundos’
Secretário de Educação e Esportes de Arapiraca, Janeo Melanias - Foto: Cortesia

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Rádio e Televisão no Estado de Alagoas (SINDRÁDIO/AL) emitiu nota de repúdio contra a fala do Secretário de Educação de Arapiraca, Janeo Melanias, que foi flagrado chamando radialistas de "vagabundos."

O sindicato pede ao secretário para nominar os profissionais e lembra que é papel dos comunicadores "servir como porta vozes da população". 

Leia nota na íntegra:

NOTA DE REPÚDIO AO TRATAMENTO DO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO, JANEO MELANIAS AOS RADIALISTAS DE ARAPIRACA/AL.

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Rádio e Televisão no Estado de Alagoas (SINDRÁDIO/AL), vem a público repudiar a atitude antidemocrática do então Secretário de Educação do município de Arapiraca, Janeo Melanias, onde o mesmo desrespeita uma categoria profissional com relevantes serviços prestados ao Estado de Alagoas, onde diz em sua fala que: “90% do pessoal da imprensa trabalha desse jeito. Isso é radialista. Conheço meia dúzia que trabalha direito. O resto é vagabundo”, afirma Janeo no vídeo que se encontra nos sites.

Temos a plena consciência que a imprensa não tem o direito de fabricar fatos ou notas para servir como conteúdo a seu favor, preservando inclusive a integridade moral e intelectual dos profissionais, no entanto vossa excelência deveria nominar quais são os profissionais, os quais os chama de vagabundos. Se a administração do secretário não é satisfatória, é natural que a população faça reclamações e cobranças. Este é o papel dos comunicadores em geral: servir como porta vozes da população do município.

O que não cabe mais, diante de tantas conquistas e avanços para a modernização democrática, resgatar a lei da mordaça, com pessoas tentando amedrontar e calar a imprensa! A censura que havia na ditadura milita, já não existe há muito tempo.

Os nossos profissionais só estão cumprindo seu papel e contam com o apoio da comunidade arapiraquense para enfrentar as represálias que estão sofrendo. Ora, francamente, na sociedade de informação cabe as grandes empresas de comunicação darem voz ao clamor da sociedade, através do trabalho de seus profissionais.

PAULO GUEDES

PRESIDENTE

Histórico do Secretário
O ano era 2007 e ele ainda não ocupava cargo comissionado na Prefeitura, mas já era professor de escola pública e acabou detido por atropelar e matar uma pessoa. O dono do ‘currículo’ é o atual Secretário de Educação da gestão Teófilo, em Arapiraca, Janeo Melanias, o mesmo que há dois dias foi flagrado chamando radialistas de vagabundos.

Janeo conduzia um Fiesta Sedan MVA-6676, quando atropelou o comerciante Edvaldo Jacinto da Silva, de 28 anos. O caso aconteceu na AL 220, em trecho que corta a cidade de Arapiraca e o atual secretário apresentava sintomas claros de embriaguez.

Janeo lecionava na Escola Estadual Senador Rui Palmeira, a Premen, quando tudo aconteceu. O secretário foi detido em flagrante, conduzido até a 5ª Delegacia Regional de Polícia e liberado horas depois pelo juiz plantonista.