Cidades

Prefeitura investe e Girau do Ponciano resgata desfile cívico do dia 7 de Setembro

Por Assessoria 09/09/2018 11h11
Prefeitura investe e Girau do Ponciano resgata desfile cívico do dia 7 de Setembro
Desfile Cívico Girau do Ponciano - Foto: Reprodução / Divulgação

O município de Girau do Ponciano viveu nesta sexta-feira, dia 7 de Setembro, um dia especial, com o resgate do desfile cívico escolar, organizado pela prefeitura municipal através das secretarias municipais de Educação, Esporte, Lazer e Turismo, Obras e Urbanismo, Saúde e SMTT. 

Os eventos tiveram início às seis horas da manhã, com alvorada, apresentada pela Banda Musical Municipal João Albuquerque Lima, percorrendo as principais ruas da cidade. Na sequência, com a participação do chefe do poder executivo municipal, David Barros e, demais autoridades presentes, houve o hasteamento dos pavilhões em frente à Prefeitura Municipal.

No período vespertino, cerca de 1.300 alunos da rede municipal de ensino desfilaram pelas ruas da cidade, desenvolvendo diversos temas como: A Educação no Campo, O Ciclo Econômico Girauense, 200 anos de Alagoas, A Passagem de Lampião, Tecnologia e Educação, Patrimônio Cultural, entre outros, onde foram homenageados diversos personagens dos 60 anos de história de Girau do Ponciano.

A animação e marcação do ritmo durante todo o percurso ficou por conta de oito bandas fanfarras, vindas das cidades de Arapiraca, Coruripe, Santana do Ipanema, Campo Alegre, Junqueiro e Traipu, além da banda da Guarda Civil Municipal.

O grande destaque do desfile ficou para o final, com a apresentação da Banda Fanfarra Professor José Enoque de Barros, que foi reativada recentemente pela administração municipal. A banda foi fundada em 1983 pelo saudoso prefeito José Enoque de Barros e tinha como componentes músicos de Girau e cidades vizinhas, mas, hoje, graças ao projeto música na escola e, após a segunda reativação (a primeira foi em 2006), com novas vestimentas, alegorias e novos instrumentos, o maestro Nildo colocou na “avenida” 90 componentes, sendo 12 balizas, 7 porta-estandartes, 1 coreógrafo e 70 músicos, todos de Girau do Ponciano. Era nítido no semblante e nos aplausos do povo girauense o orgulho de ver (mais uma vez), de volta, e fazendo uma belíssima apresentação, a Banda Fanfarra Professor José Enoque de Barros.