Arapiraca

[Vídeo] Desfile cívico anima Centro de Arapiraca neste feriado

O tradicional desfile está comemorando 196 anos da Independência do Brasil

Por 7Segundos 07/09/2018 11h11
[Vídeo] Desfile cívico anima Centro de Arapiraca neste feriado
Autoridades e a população compareceram ao desfile de 7 de Setembro - Foto: 7Segundos / Josival Meneses

Durante a manhã desta sexta-feira (7), aconteceu em Arapiraca o tradicional desfile em comemoração à Independência do Brasil.

A comemoração aos 196 anos de Indepedência começou às 7h30, através da celebração eucarística, presidida pelo Padre Antenor Montenegro Jr. na Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho. Em seguida, por volta das 09:15, a banda do 3º Batalhão de Polícia Militar de Arapiraca tocou o Hino Nacional durante o hasteamento das bandeiras. 

Após a tradicional Revista das Tropas, realizada pelo prefeito Rogério Teófilo e pelo Tenente Coronel Ênio Bolívar, o desfile cívico teve início, por volta das 10h. O primeiro pelotão a se apresentar foi o Tiro de Guerra do Exército de Arapiraca. Os militares do 3º BPM formaram grande parte do desfile, com a presença de grupamentos como Rocam, Cavalaria, patrulheiros mirins e estudantes do Colégio Tiradentes. Um dos destaques mais aguardados foram as apresentações de membros da Pelopes e da Força Tarefa, que simularam ao público a ação de seus cães farejadores.

Outras instituições civis e militares marcaram presença, como o 7º Grupamento de Bombeiros Militar de Arapiraca, o Grupamento de Bombeiros Civis, os escoteiros e os Clubes de Aventureiros e de Desbravadores. A Associação de Aposentados e Pensionistas de Arapiraca (AAPIAR) e a AABB Comunidade também estiveram na ocasião.

Por fim, o aguardado desfile estudantil, que normalmente vem em menor número no 7 de setembro. Apresentaram-se quatro escolas municipais de Arapiraca, e para o encerramento, o Colégio Cenecista Nossa Senhora do Bom Conselho.

Entidades políticas municipais estiveram presentes, junto ao prefeito Teófilo e sua primeira dama, como a Professora Graça, presidente da Câmara Municipal, a vereadora Aurélia Fernandes e o secretário municipal de Educação e Esporte, Janeo Melanias. A festa tradicional em Arapiraca foi marcada pela presença de milhares de pessoas, essencialmente famílias, com crianças que costumam se divertir bastante na ocasião. 

 

Confira um resumo do desfile militar deste 7 de setembro em Arapiraca, feito pelo 7Segundos: