Religião

Pesquisadores encontram evidências da existência de uma papiza

Por Capricho 07/09/2018 17h05
Pesquisadores encontram evidências da existência de uma papiza
Esta seria a imagem de Joana - Foto: AH/Reprodução

Você já ouviu falar sobre a Papisa Joana? Provavelmente, não. Isso porque, até então, acreditava-se que nenhuma mulher havia ocupado o lugar de um papa na História. Contudo, arqueólogos encontraram recentemente provas de que Joana foi eleita papisa e governou entre 855 e 857 d.C.

O reinado da Papisa Joana era considerado verdadeiro na época da Idade Média, mas historiadores atuais acreditam ser apenas uma lenda. De acordo com a história, Joana teria sido eleita papa e alcançado a hierarquia católica disfarçada de homem: era João VIII, também conhecido por Iohannes Anglicus, em latim. João reinou entre os anos de 855 e 857 d.C.

Segundo a história, o reinado do Papa João acabou quando ele estava liderando uma procissão na cidade e passou mal. O que aconteceu? Na verdade, ele (no caso, ela) estava dando à luz. A verdade sobre a Papisa Joana causou indignação geral e ela foi aprisionada. Não se sabe ao certo se chegou a ser executada, mas seu nome foi removido de todos os documentos da Igreja. Na lista oficial da instituição, ficou certo que Leão IV reinou até 855, sendo sucedido por Bento III até 858 e João VIII só ocupou o cargo entre 872 e 882.

Entretanto, pesquisadores da Universidade Flinders, na Austrália, acabam de encontrar o que pode ser a primeira prova de que a papisa realmente existiu: moedas em sua homenagem. Eles acreditam que as peças fazem parte de uma série de moedas francas feitas de prata, com imagens de papas e imperadores.De um lado da moeda está o nome do imperador Luis II, enquanto o outro carrega a representação do nome Iohannes, baseado na assinatura do papa.