Economia

Petrobras aposta em mecanismo para regular preço de gasolina

Por Assessoria e 7Segundos 06/09/2018 21h09
Petrobras aposta em mecanismo para regular preço de gasolina
Petrobras - Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (6), a Petrobras anunciou um mecanismo de proteção financeira que permitirá manter o preço da gasolina estável até 15 dias.

Chamado de hedge, o mecanismo é opcional e visa reduzir a variação no preço do combustível sem afetar o resultado financeiro da estatal. A nova ferramenta foi anunciada pelo diretor financeiro da Petrobras, Rafael Grisolia, e pelo diretor de refino e gás natural, Jorge Celestino. Segundo os diretores, o mecanismo é resultado de uma evolução na precificação de combustíveis no Brasil e não altera a política de preços da Petrobras.

Grisolia disse que a petroleira recorrerá ao hedge em momentos de alta volatilidade nos preços. Ao invés de reajustes diários, a Petrobras poderá segurar os preços por um período de, no máximo, 15 dias, realizando operações financeiras no exterior. Ao final do período, o reajuste aplicado será sempre igual ao resultado das variações diárias do barril de petróleo e do câmbio, para que a Petrobras mantenha a paridade com o mercado internacional.

Ainda de acordo com Rafael Grisolia, realizar essa operação por um período maior do que 15 dias já impactaria os resultados da estatal. A decisão já foi anunciada para o mercado e está em vigor.