Educação

Ifal lança edital com 224 vagas para cursos técnicos no campus Arapiraca

Por Assessoria Ifal e 7Segundos 31/08/2018 21h09
Ifal lança edital com 224 vagas para cursos técnicos no campus Arapiraca
Ifal III - Foto: Reprodução

O edital para quem quer ingressar no Ifal Arapiraca foi publicado nesta sexta-feira (31). São ofertadas 224 vagas, para os cursos técnicos integrados ao ensino médio de Informática e Eletroeletrônica, e para os cursos subsequentes de Eletroeletrônica e Logística, que é a novidade do próximo ano. Os cursos são gratuitos.

As inscrições começam no dia 1º e podem ser feitas até o dia 30 de setembro, pelo site http://exame.ifal.edu.br. O valor da taxa é R$ 50, que pode ser paga até o dia 1º de outubro – somente pelo Banco do Brasil – o pagamento em correspondentes bancários ou em lotéricas não é aceito. Candidatos com baixa renda, que concluíram ou ainda estão concluindo os estudos em escola da rede pública, podem pedir isenção da taxa. É preciso estar atento ao prazo para fazer o pedido, que vai do dia 3 ao 17 de setembro.

O candidato deve fazer a inscrição online e depois ir ao Ifal Arapiraca, para entregar os documentos necessários de acordo com o edital do exame. Do dia 3 ao dia 6 de setembro, a entrega vai ser na rua Professor Domingos Correia, 1207, no bairro do Ouro Preto. Já na semana do dia 10 a 14 de setembro, os candidatos devem ir no novo campus, que fica na rodovia AL-110, sem número, no bairro Senador Arnon de Melo, na saída para o município de Taquarana. O resultado do pedido de isenção vai ser divulgado até o dia 20 de setembro.

Cotas

Em todas as turmas são destinadas vagas para a ampla concorrência e para as cotas de etnias e pessoas com deficiência. De acordo com o edital, o candidato deve ter cursado todo o ensino fundamental ou médio exclusivamente em escola pública, além de comprovar que se enquadra em cotas de etnias ou de pessoa com deficiência. Desta forma, quem prestar o exame para a cota e não tiver estudado integralmente em uma instituição pública de ensino, terá a matrícula negada por não preencher os requisitos do edital.

Provas

As provas estão marcadas para o dia 25 de novembro, um domingo, às 9h. De acordo com o edital, os portões serão fechados às 8h50. Os candidatos que chegarem depois desse horário não poderão entrar no campus para fazer a prova. E um requisito para ingressar no campus é estar com um documento oficial com foto, que pode ser a carteira de trabalho, documento de identidade (RG) ou carteira de Conselhos de Classe, Carteira Nacional de Habilitação ou Previdência Social.

Os candidatos também devem levar caneta esferográfica de cor preta ou azul-escuro. O uso de calculadora, telefone celular, aparelho eletrônico ou relógio digital não será permitido.

O exame tem duração de três horas e 30 minutos. Os candidatos aos cursos técnicos integrados vão responder questões de Língua Portuguesa, Matemática e Atualidades (Geografia e História). Já os candidatos às vagas dos cursos subsequentes devem responder questões de Língua Portuguesa e Matemática.

Cursos técnicos

São ofertados no edital 144 vagas para os cursos técnicos integrados de Informática e Eletroeletrônica (turmas pela manhã e à tarde). Para esses cursos, os candidatos devem ter concluído o ensino fundamental até a data da matrícula, que deve ser no início de 2019.

Quem já terminou o ensino médio ou estiver concluído até a data da matrícula pode concorrer para as vagas dos cursos técnicos de Eletroeletrônica ou Logística. São ofertadas 40 vagas para cada curso, que serão realizados à noite.

Eletroeletrônica

O profissional formado pelo curso técnico em Eletroeletrônica é responsável por planejar e executar a instalação e manutenção de equipamentos e instalações eletroeletrônicas industriais. Ele também projeta e instala sistemas de acionamento e controle eletroeletrônicos. Aplica medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes de energias alternativas. Elabora, desenvolve e executa projetos de instalações elétricas em edificações em baixa tensão. Realiza medições, testes e calibrações de equipamentos eletroeletrônicos. Executa procedimentos de controle de qualidade e gestão. Inspeciona componentes, produtos, serviços e atividades de profissionais da área de eletroeletrônica.

Quem tiver o curso técnico pode atuar em empresas que atuam na instalação, manutenção, comercialização e utilização de equipamentos e sistemas eletroeletrônicos. Grupos de pesquisa que desenvolvam projetos na área de sistemas eletroeletrônicos. Laboratórios de controle de qualidade, calibração e manutenção. Indústrias de fabricação de máquinas, componentes e equipamentos eletroeletrônicos. Indústrias de transformação e extrativa em geral.

Informática

O profissional formado pelo curso técnico em Informática vai poder instalar sistemas operacionais, aplicativos e periféricos para desktop e servidores. Desenvolver e documentar aplicações para desktop com acesso a web e a banco de dados. Realizar manutenção de computadores de uso geral. Instalar e configurar redes de computadores locais de pequeno porte.

Ao final das aulas, o aluno terá conhecimentos para atuar na área de desenvolvimento de sistemas de software, na administração de infraestrutura de redes de computadores, com projetos e administração de banco de dados e na área de suporte à infraestrutura de hardware e software.

Logística

O curso técnico de Logística vai capacitar os alunos para realizar procedimentos de transportes, armazenamento e distribuição das cadeias de suprimentos. Agendar programa de manutenção de máquinas e equipamentos. Supervisionar processos de compras, recebimento, movimentação, expedição e distribuição de materiais e produtos. Prestar serviços de atendimento aos clientes.

Quem conclui o curso pode atuar em instituições públicas, privadas e do terceiro setor. Após o módulo 2, o aluno recebe o certificado de Agente de Suprimento e após o módulo 3 de Agente de Distribuição.