Economia

INSS libera consulta à primeira parcela do 13º salário de aposentados

Por Notícias ao Minuto 24/08/2018 08h08
INSS libera consulta à primeira parcela do 13º salário de aposentados
Aposentados - Foto: Reprodução

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) liberou na quinta-feira (23) a consulta à primeira parcela do 13º salário, que será de 50% do valor das aposentadorias. Cerca de 30 milhões de pessoas devem receber os benefícios.

Os aposentados podem consultar o pagamento pelo site Meu INSS ou pelo aplicativo disponível em "Histórico de Crédito do Benefício". O beneficário também pode fazer a consulta em agências do INSS ou criando uma senha no site do órgão.

O depósito da gratificação será realizado na folha mensal de pagamentos do INSS, entre os dias 27 de agosto e 10 de setembro, conforme a Tabela de Pagamentos de Benefícios 2018.

A segunda parcela do 13º corresponderá à diferença entre o valor total do abono anual e o valor da parcela antecipada e será paga juntamente com os benefícios de novembro.

Quem recebe – Por lei, tem direito ao 13º quem, durante o ano, recebeu benefício previdenciário de aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário-maternidade. No caso de auxílio-doença e salário-maternidade, o valor do abono anual será proporcional ao período recebido.

Aqueles que recebem benefícios assistenciais (Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social – BPC/LOAS e Renda Mensal Vitalícia – RMV) não têm direito ao abono anual.