Saúde

Pílula milagrosa promete ajudar a emagrecer e proteger contra doenças

A droga, desenvolvida por cientistas australianos, vem sendo chamada de Santo Graal da medicina

Por Metrópoles 23/08/2018 13h01
Pílula milagrosa promete ajudar a emagrecer e proteger contra doenças
Pílula do emagrecimento - Foto: Reprodução/Internet

Uma pílula milagrosa, que previne contra a obesidade e protege de doenças do coração, câncer, diabete e até demência deve chegar em breve ao mercado. Pelo menos é a promessa da equipe de australianos por trás do projeto, chamado de o Santo Graal da medicina.

O projeto avançou depois de a enzima CerS1 (ceramida sintase 1) ter sido bloqueada em camundongos, os mantendo magros mesmo após a ingestão de alimentos altamente gordurosos. De acordo com informações do The Sun, a equipe de cientistas está esperançosa que o mesmo princípio se aplique aos humanos.

A partir desse avanço, os cientistas desenvolveram a droga PO53, com o objetivo de atacar a proteína, pois, acreditava-se, ela estaria ligada à resistência à insulina nos músculos, fígado e gordura.

“Previmos que o bloqueio dessa enzima teria efeitos de sensibilização à insulina, em vez de antiobesidade”, disse o professor Nigel Turner, da Universidade de New South Wales. “No entanto, como a obesidade é um forte fator de risco para muitas doenças diferentes, incluindo cardiovasculares e câncer, qualquer nova terapia neste espaço poderia ter benefícios generalizados”, continuou.

É a primeira vez que cientistas conseguiram desenvolver uma droga que destrói, com sucesso, lipídios produtores de proteínas causadoras de doenças metabólicas. Tal conquista é um importante avanço na compreensão e prevenção de uma série de condições crônicas de saúde, afirmou o The Sun.