Agreste

Conselho Tutelar de Teotônio Vilela acusa Prefeitura de sucatear serviço

Por 7Segundos 20/08/2018 13h01
Conselho Tutelar de Teotônio Vilela acusa Prefeitura de sucatear serviço
Conselho Tutelar de Teotonio Vilela - Foto: Cortesia

Membros do Conselho Tutelar do município de Teotônio Vilela, Agreste de Alagoas, denunciam, através de nota, o sucateamento do órgão e pede explicações sobre o repasse dos recursos destinados ao órgão.

Entre os apontamentos feitos, estão a falta de combustível para os veículos do orgão, defasagem de funcionários, falta de estrutura para acomodar pessoas no prédio, entre outras questões. A mobília antiga, os carros desabastecidos e a falta de pessoal são as maiores reivindicações. 

Os conselheiros deram prazo de oito dias para a Prefeitura se pronunciar do assunto. O 7Segundos entrou em contato com representante da Prefeitura Municipal de Teotônio Vilela, que informou que a prefeitura não havia sido notificada. "Estamos fazendo o possível para atender os anseios da sociedade. O conselho tutelar está em uma nova instalação, se falta algum equipamento é provável que iremos comprar. Temos sido parceros de todos os órgãos que compõem o nosso município, o que não se pode fazer nesse período é tempestade de copo d'água, ou palanque político. Estamos fazendo o possível.", disse o Secretário de Comunicação Social e Eventos Edivaldo Varejão.

Lei nota do Conselho na íntegra:

Conselho Tutelar de Teotônio Vilela, denuncia a falta de repasse de recursos para o pleno funcionamento do órgão.

Segundo os conselheiros, há quase dois meses a prefeitura não abastece o veículo do órgão, o que tem comprometido a atuação dos conselheiros. 

Segundo os agentes de direitos, há denúncias de toda a natureza que não estão tendo a celeridade necessária no atendimento, como casos de violência física, sexual e maus-tratos.

Em algumas situações, os conselheiros usam os proprios veículos, o que descaracteriza o serviço.

Até mesmo ações em conjunto com a justiça que visam a garantia de direitos de crianças e adolescentes têm sido negligenciadas pelo poder público, que tem se negado a cumprir com o repasse dos valores referentes ao pleno funcionamento do Conselho.

O conselho tutelar, em teotonio Vilela, faz parte da estrutura administrativa da assistência social, de modo que os investimentos aprovados anualmente são geridos pela pasta.

O Conselho Tutelar solicitou, inicialmente informalmente, esclarecimentos sobre a situação à Scretária de Assistência, e também ao secretário de Transportes, que é quem faz o abastecimento, mas o mesmo informou, também de modo informal,  que o prefeito do município, Joãozinho Pereira, teria proibido o abastecimento do órgão.

Nesta segunda, o conselheiro encaminhou ofício a assistência, requerendo explicações para a situação, estipulando prazo de 8 dias para a reposta. 

Além da falta do combustível para o atendimento das demandas externas, desde o ano passo o conselho sofre em toda sua estrutura. Não há, sequer, acentos para o atendimento digno da clientela, já tendo sido registrado acidentes, onde as cadeiras, que são de plástico, cedem e machucam os usuários do Conselho.

Outra questão é sobre os motoristas do veículo, há quase 4 anos o órgão do nacional com apenas um motorista, o que não é suficiente para o funcionamento [sic].