Eleições 2018

Lula venceria em primeiro turno com folga em Alagoas, diz Ibrape

Em contrapartida, Michel Temer é o presidente mais rejeitado da história, em Alagoas

Por 7Segundos 16/08/2018 09h09
Lula venceria em primeiro turno com folga em Alagoas, diz Ibrape
Lula é candidato do PT - Foto: Nacho Doce/Reuters

Em pesquisa divulgada nesta quinta (16) pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino (Ibrape), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seria candidato invicto à República em Alagoas. Em contrapartida, o governo de Michel Temer (MDB) tem reprovação quase absoluta no estado.

A pesquisa realizou 2.000 entrevistas com eleitores de 45 municípios alagoanos. O intervalo de confiança é de 95%, com margem de erro máxima de 2,19 pontos percentuais para mais ou para menos.

Caso a eleição de 2018 fosse hoje, o ex-presidente Lula teria aproximadamente 55% dos votos em Alagoas. O número chama atenção por estar 44% à frente de seu segundo colocado, o deputado Jair Bolsonaro (PSC), com 11%. A terceira colocação é de Marina Silva (Rede Sustentabilidade), com 5%. O Sertão de Alagoas é a região de maior eleitorado de Lula, onde 75% declararam que votariam nele em 2018.

 

Lula teve sua candidatura registrada no TSE nesta quarta (15), e impugnada nesta quinta (16). Para o Ministério Público Eleitoral, a situação do ex-presidente enquadra-se na lista de condicionantes de inelegibilidade prevista na Lei da Ficha Limpa.

Em contrapartida aos números de Lula que, mesmo preso, é favorito, o atual presidente Michel Temer (MDB) é o mais rejeitado da história. 91% dos entrevistados considera o governo Temer ruim ou péssimo, não chegando nem a 1% o número de pessoas que o consideram ótimo. O nível de desaprovação da gestão é de 94% em Alagoas.