Saúde

Prefeito pede afastamento de médica acusada de negligência em UPA

Por 7Segundos 14/08/2018 13h01
Prefeito pede afastamento de médica acusada de negligência em UPA
UPA de Palmeira dos Índios - Foto: Reprodução

O prefeito em exercício de Palmeira dos Índios, Márcio Henrique, solicitou ao Instituto Diva Alves do Brasil (IDAB), nesta segunda-feira (13), o afastamento da médica da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do município, por negligência. A profissional, que não teve a identidade divulgada, é acusada de diagnosticar como embriaguez alcóolica o que seria traumatismo craniano.

“A Comissão da Prefeitura fará a sua própria avaliação. Iremos avaliar também o relatório da sindicância. Depois enviaremos as nossas conclusões para o Conselho Regional de Medicina, e este avaliará se houve ou não negligência médica da parte da profissional”, informou o prefeito em exercício.

A prefeitura também solicitou que o IDAB verifique também a capacidade técnica de todos os profissionais e envie os resultados à Comissão Permanente da Prefeitura. 

O caso

No sábado (11), um homem identificado como José Welligton Tomé da Silva, de 55 anos, sofreu um acidente na BR-316, em trecho que corta a cidade de Palmeira dos Índios. A vítima caiu de uma bicicleta e a queda ocasionou a perda dos sentidos. A vitima foi encaminhada pelo Serviço de Atendimento de Urgência (Samu) para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região.

De acordo com informações da sobrinha da vítima, Cíntia Tomé, José Wellington deu entrada na UPA desacordado e após avaliação médica, os familiares foram informados que o paciente não tinha nenhum trauma e estava bem. "Após realizar um exame de raio-x, a médica informou que ele tinha apenas escoriações, estando desacordado devido à ingestão de bebida alcoólica, e que após o efeito de um 'sossega leão' ele iria acordar bem", afirmou.

Os familiares questionaram a avaliação médica após 15 horas de atendimento, depois de o paciente permanecer na área amarela daquela unidade de saúde. Depois de muita insistência dos familiares, José foi encaminhado para o Hospital Regional Santa Rita, em Palmeira dos Índios. Antes mesmo de dar entrada na unidade de saúde, o médico plantonista verificou que o paciente apresentava Traumatismo Craniano Encefálico (TCE). O médico analisou a chapa na porta do hospital e providenciou encaminhamento para o Hospital de Emergência Drº Daniel Houly, em Arapiraca.

No HE, além do traumatismo craniano, os médicos perceberam que o paciente tinha sete costelas quebradas, um pulmão perfurado e hemorragia interna. Welligton segue internado na área vermelha do HE.