Viral

Fãs denunciam racismo em show de Jorge Ben Jor, na Bahia

Por Bahia Notícias 06/08/2018 08h08
Fãs denunciam racismo em show de Jorge Ben Jor, na Bahia
Show de Jorge Ben Jor, em Salvador, em protesto de mulheres negras no palco - Foto: Reprodução

Após cerca de duas horas de um show impecável, um episódio negativo marcou a apresentação de Jorge Ben Jor neste sábado (4), na Concha Acústica de Salvador (BA).

Como costuma fazer há anos, na parte final do show, o artista chamou nove mulheres ao palco durante a execução da música “Gostosa”. O problema é que algumas fãs questionaram a escolha e denunciaram o episódio como sendo um ato de racismo, já que, segundo elas, não havia negras naquele grupo.

Da plateia, uma dessas fãs chegou a conversar com o músico, que parou o show e perguntou quem teria barrado a subida dela e de outras negras. Ele então chamou mais um grupo, mas o clima de tensão persistiu, quando ela tentou falar ao microfone, mas teve o som cortado e acabou indo embora do palco.

“A preta que subiu no palco foi eu, a produção (um cara branco) escolhia as ‘mulheres brancas e gostosas’ para subir no palco no final do show. Ele passou por diversas manas pretas, inclusive eu. Pedi uma pulseira, ele com cara de desdém, disse: Você não! Quando vi, só branca ‘padrão’ subindo no palco, fui falar com Jorge na frente e ele, imediatamente, parou o show e expliquei que só tinha branca, foi quando ele começou a chamar as outras negras lindas que estavam no show”, relatou Jaqueline Sales.

O incidente acabou repercutindo na internet. “O cantor pede que nove mulheres subam no palco pra dançar com ele. A produção escolhe nove mulheres brancas. Nove mulheres todas brancas! Numa cidade de maioria negra!”, questionou Júlia Freitas, no Facebook, relatando que no momento um dos seguranças decidiu barrar uma das mulheres negras que haviam se mobilizado contra a escolha.

“Mas isso não nos inibiu, no meio de coros contra o racismo e algumas vaias dos mais recalcados, subimos no palco. Mulheres negras, na cidade mais negra do Brasil, ocupando espaços. Pode parecer besteira, mas essas microagressões diárias é que dão forma ao racismo institucionalizado que vivemos neste país”, defendeu. Durante o show, Jorge Ben disse estar surpreso com o incidente e que há 15 anos costuma chamar mulheres ao palco, mas que algo do tipo nunca aconteceu. A versão do artista foi contestada por outra fã: “Inaceitável mas infelizmente uma repetição de outras vezes de Jorge Ben aqui!!”, escreveu ela.