Cidadania

Curso prepara jovens com deficiência para o mercado da culinária

Por 7Segundos com Assessoria 05/08/2018 08h08
Curso prepara jovens com deficiência para o mercado da culinária
Pestalozzi I - Foto: Assessoria

Adolescentes lidando com utensílios de cozinha, manejando fogão industrial e experimentando receitas. Essa foi a realidade vivenciada por alunos da Associação Pestalozzi durante o projeto “Tempero da Inclusão” finalizado esta semana, numa solenidade com entrega de certificados do curso de culinária profissionalizante. 

A proposta, além do curso, era  incluí-los no mercado de trabalho. E a meta foi concluída com sucesso: uma das alunas já conseguiu vaga na área como jovem aprendiz.

“Estamos todos felizes. A maioria da sociedade não conhece o potencial desse público e não sabe do que eles são capazes”, explicou Josete Miranda, diretora da escola da Pestalozzi. 

O curso foi ministrado pelo chefe de cozinha, Ricardo Ferro, proprietário do restaurante Catolé, onde os jovens tiveram aulas práticas. Lá, a turma também pode conhecer um espaço comercial.

“Estou orgulhoso e, ao mesmo tempo, emocionado. Foi maravilhoso poder acompanhar a evolução de cada um. Espero que esse projeto não pare por aqui”, disse Ricardo.

Com as atividades desenvolvidas na entidade e o aprendizado no curso, os adolescentes aprendem a conhecer ainda mais seu próprio corpo, desenvolvendo a lateralidade, coordenação motora, noção de espaço e direção.

“Não vamos parar por aqui. O curso nos mostrou que podemos ir além, fomentando oportunidades e buscando novas parcerias”, concluiu Fabiana Cavalcante, diretora da Associação.

Estiveram presentes na solenidade funcionários da Pestalozzi, representantes das secretarias de Saúde de Arapiraca e Craíbas, representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social, além de pais e responsáveis pelos concluintes do curso. 

Participaram do curso dez alunos e a ideia agora é ampliar a oferta. 

“Vamos trabalhar para que sejam mais alunos e mais gente trabalhando”, comentou Maria Ferro, coordenadora do projeto.