Saúde

Odontóloga penedense tem trabalho reconhecido em Congresso Internacional de Saúde Pública

Por Prefeitura de Penedo 02/08/2018 11h11
Odontóloga penedense tem trabalho reconhecido em Congresso Internacional de Saúde Pública
Edilaine Soares, no ABRASCÂO/2018 - Foto: Assessoria

A odontóloga Edilaine Soares, que é Coordenadora de Saúde Bucal no município de Penedo, participou de 26 a 29 de julho do Congresso Internacional de Saúde Pública (ABRASCÂO/2018), realizado na cidade do Rio de Janeiro, onde apresentou o trabalho desenvolvido na histórica cidade alagoana, visando o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), os direitos e a democracia.

O projeto apresentado por Edilaine teve como destaque a metodologia de trabalho abordada pela coordenação de saúde bucal. A profissional que defende o slogan “nenhum sorriso a menos’, apresentou como tema no congresso de saúde publica, “A relevância da gestão compartilhada e da cogestão para melhoria dos indicadores de saúde bucal”.

Enquanto outros expositores da pasta de saúde bucal representantes de diversas unidades federativas presentes ao congresso mostravam dados não muito favoráveis à saúde bucal na rede pública, a gestão em saúde bucal do município de Penedo, mostrou dados que foram apresentados na contramão do cenário nacional, trazendo novas perspectivas e arrancando aplausos do público presente nas apresentações.

De acordo com Edilaine Soares, os indicadores apresentados referentes aos anos de 2014 e 2015 antes da implantação da gestão compartilhada e cogestão e após a implantação mostravam o quanto o método de compartilhamento de resultados e responsabilidades foram eficazes no sistema público, fazendo valer a máxima de que juntos somos mais fortes. A metodologia aplicada pela coordenação coloca toda equipe corresponsável pelo processo de trabalho, fortalecendo a democracia na tomada de decisões de forma mais horizontal, o que  implica numa maior  união e cooperação por parte da tríade  gestor, profissional de saúde e usuários.

“Nossa apresentação chamou a atenção dos congressistas quando apresentamos os indicadores da escovação dental supervisionada, algo que teve um aumento em mais de 100% nos anos de 2016 e 2017, após a implantação do novo processo de trabalho. Na oportunidade não pude também deixar de agradecer ao prefeito Marcius Beltrão e ao Secretário Pedro Madeiro, pelos investimentos em infraestrutura nas unidades, que sem esse apoio, não haveria como termos êxito”, concluiu Edilaine.