Religião

Vaticano modifica catecismo e declara que pena de morte é inadmissível

Igreja católica se comprometeu a combater essa prática em todo o mundo

Por G1 02/08/2018 09h09
Vaticano modifica catecismo e declara que pena de morte é inadmissível
Papa Francisco - Foto: Agência Brasil

O Papa Francisco aprovou a modificação do Catecismo católico para declarar "inadmissível" a pena de morte em todas as circunstâncias e indicou o compromisso da Igreja em encorajar sua abolição no mundo todo, informou o Vaticano nesta quinta-feira (2). Até então, essa prática era aceita em casos raros.

O Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Cardeal Luís Ladaria, encontrou-se com o pontífice, em maio, ocasião em que a nova redação do artigo 2267 do Catecismo Católico foi aprovada.

“Durante muito tempo, o recurso à pena de morte, por parte da legítima autoridade, era considerada, depois de um processo regular, como uma resposta adequada à gravidade de alguns delitos e um meio aceitável, ainda que extremo, para a tutela do bem comum”, diz o texto.

O artigo afirma que difundiu-se "uma nova compreensão do sentido das sanções penais por parte do Estado" e foram desenvolvidos sistemas de detenção mais eficazes, que "garantem a indispensável defesa dos cidadãos, sem tirar, ao mesmo tempo e definitivamente, a possibilidade do réu de se redimir".