Tecnologia

Instagram e Facebook incluem opções para controlar tempo de uso

Série de ferramentas permite que usuário tenha maior controle e administre o tempo que dedica ao uso dos aplicativos.

Por G1 01/08/2018 11h11
Instagram e Facebook incluem opções para controlar tempo de uso
Facebook acrescentou no app opções para controlar tempo de uso - Foto: Divulgação / Facebook

As redes sociais Instagram e Facebook vão incorporar a partir de agora uma série de ferramentas para que o usuário tenha maior controle e administre o tempo que dedica ao uso desses aplicativos.

As opções novas são:

Um painel de atividade no qual aparece o tempo que o usuário dedica todos os dias à rede social;

Uma opção para delimitar o tempo diário de uso - o aplicativo envia uma mensagem quando ultrapassa um certo tempo;

A possibilidade de limitar notificações.

Passo a passo para usar:

No Instagram, clique no item Sua Atividade

No Facebook, clique no item Tempo no Facebook

Nas duas redes, é exibido um painel com o tempo médio de uso

Ao clicar nos gráficos, é possível ver informações detalhadas sobre tempo de uso

Também existe a opção de criar um aviso diário: o usuário escolhe um tempo limite de uso e é notificado quando atinge esse limite

"Ao ajudar as pessoas a ver o tempo que passam em nosso aplicativo também as ajudamos a tomar decisões sobre como gerenciar esse tempo", explicou nesta a diretora de assuntos públicos do Facebook na Espanha e em Portugal, Natalia Basterrechea.

"É nossa responsabilidade falar abertamente sobre como o tempo na internet afeta as pessoas e levamos essa responsabilidade muito a sério. Essas novas ferramentas são um primeiro passo importante e nos comprometemos a seguir trabalhando para fomentar comunidades seguras, amáveis e solidárias para todos".

Para o desenvolvimento dessas ferramentas, as duas redes sociais trabalharam com organizações de saúde mental e pessoas que tiveram algum tipo de experiência pessoal com o suicídio.

As novas ferramentas são acessíveis a partir das páginas de configuração dos dois aplicativos, no Instagram, na seção Sua Atividade, e no Facebook, em Seu Tempo no Facebook.

'Controle de tempo' é tendência

Recentemente, a Apple também anunciou que o sistema operacional iOS 12 incluiria várias funções para controlar o uso racional dos dispositivos, que foram desenvolvidas para evitar a dependência e o uso abusivo dos aparelhos, além de controlar o uso das crianças.

As funções da Apple incluem modos como "Do Not Disturb" (Não Incomodar) e "Screen Time" (Tempo de Tela), que regula o tempo máximo que uma pessoa pode dedicar a um aplicativo específico.