Justiça

Mercado Livre será investigado pelo MP

Ministério Público investiga venda de remédios controlados no Mercado Livre

Por Canaltech 27/07/2018 10h10
Mercado Livre será investigado pelo MP
Mercado Livre - Foto: Reprodução

O Ministério Público do Rio de Janeiro instaurou um inquérito contra o Mercado Livre para apurar uma possível irregularidade em relação à comercialização de medicamentos na plataforma. Segundo documento da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, houve reclamações de venda e comercialização irregular de medicamentos considerados controlados, como Fluoxetina, Clonazepam e Diazepam.

“Considerando o teor da reclamação oferecida por ANÔNIMO, segundo a qual a exporia à venda medicamento de uso controlado, como a Fluoxetina, o Clonazepam e o Diazepam; [o MP] RESOLVE INSTAURAR INQUÉRITO CIVIL PÚBLICO”, aponta o documento. O preço dos remédios varia entre R$ 50 e R$ 180.

 

Segundo recomendação da Anvisa, tais medicamentos só poderiam ser comercializados sob prescrição e acompanhamento médico. Nas descrições das ofertas listadas no site, não há nenhuma indicação de que o vendedor só efetuará a compra sob apresentação do documento.

Apesar de o documento do Ministério Público informar que o Mercado Livre foi notificado, em nota, a empresa informou ao Canaltech que ainda não recebeu nada oficial sobre o caso. “O Mercado Livre informa que, até o momento, não foi notificado oficialmente e está à disposição das autoridades para os esclarecimentos que se fizerem necessários", se posiciona em comunicado.

O Ministério Público exige também que a Anvisa explique sobre a situação. Ambos têm 10 dias para dar uma resposta ao órgão.