Justiça

Presidente do TJ assina ordem para construção do Fórum de Palmeira

Com 2.500 m² de área, obra comportará quatro varas e um juizado especial, atendendo a todas as recomendações do Conselho Nacional de Justiça

Por Dicom TJ/AL 26/07/2018 15h03
Presidente do TJ assina ordem para construção do Fórum de Palmeira
Otávio Praxedes e Elisabeth Carvalho assinaram ordem de serviço. - Foto: Caio Loureiro/TJ-AL

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Otávio Leão Praxedes, assinou ordem de serviço para a construção do Fórum de Palmeira dos Índios, nesta quinta-feira (26). Ligada ao lugar por ter vivido muito tempo na cidade, a dembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento também participou da solenidade.

“Hoje é um dia feliz pra mim. Vamos dar um grande avanço na construção durante a nossa gestão”, destacou o desembargador Otávio Praxedes. A previsão é que a obra seja concluída no início de 2019.

Com 2.500 m² de área, a obra está orçada em R$ 5 milhões e 800 mil. Comportará quatro varas e um juizado especial. O Departamento de Engenharia e Arquitetura (DCEA) informa que o prédio atenderá a todas as recomendações do Conselho Nacional de Justiça. Será acessível para pessoas com deficiências físcas, terá salas para Defensoria Pública, Ordem dos Advogados, arquivo, um amplo salão de júri e estacionamento.

A  preocupação ambiental também está presente no projeto, com a previsão de placas solares de energia para abastecer o prédio e estrutura para coleta e aproveitamento da água da chuva. “É uma obra de exelencia, muito caprichada pela nossa arquitetura”, ressaltou o juiz Maurício Brêda, presidente do Fundo Especial para Modernização do Poder Judiciário (Funjuris).

Para a desembargadora Elisabeth Carvalho, o momento é histórico. “Esse fórum é muito reinvidicado por todos em Palmeira dos Índios. É um momento de grande importância, vai dar mais dignidade para o povo de Palmeira e movimentar o centro da cidade”. Ela agradeceu ao desembargador Otávio Praxedes pela atenção ao Município.

O nome da desembargadora Nelma Torres Padilha, falecida em abril de 2018, foi sugerido por Elisabeth Carvalho para ser atribuído ao Fórum, o que teve já teve a concordância dos desembargadores presentes – Pedro Augusto e Klever Loureiro, além do presidente.

O terreno para o novo Fórum fica rua Otávio Cavalcante, Centro. Atulmente, as varas funcionam em prédio alugado, também na região central. 

A construção está a cargo da empresa Sampaio Construções, cujo representante Carlos Jorge Sampaio participou da solenidade.