Educação

Projeto determina que novas escolas públicas tenham biblioteca

Por Assessoria e 7Segundos 26/07/2018 20h08
Projeto determina que novas escolas públicas tenham biblioteca
Bibliotecas nas escolas - Foto: Reprodução

Um projeto apresentado no Senado Federal determina que toda nova escola pública de educação básica, construída no país, tenha uma biblioteca.

De autoria da senadora Rose de Freitas (Pode-ES), o projeto torna obrigatório no projeto básico de construção de estabelecimentos de educação básica, a “identificação na planta baixa e dotação orçamentária específica para a construção de biblioteca escolar”.

De acordo com Rose de Freitas, o Censo Escolar de 2016 mostrou que apenas 49,2% das escolas dos anos iniciais do ensino fundamental têm biblioteca ou sala de leitura. O percentual melhora nos anos finais do ensino fundamental (73,8%) e no ensino médio (88,3%), diz a senadora.

“Alguém já disse que uma ‘escola é uma biblioteca rodeada por salas de aula’. Uma frase não poderia ser mais verdadeira, já que a leitura e a pesquisa que ocorrem em uma biblioteca são ao mesmo tempo meio para um aprendizado eficaz, mas também o fim de todo processo de ensino. Afinal, se a escola conseguir criar nos alunos o hábito de leitura, já terá feito a maior parte do seu trabalho”, afirma Rose de Freitas na justificação de seu projeto.

Após passar pela CCJ, o projeto será analisado em caráter terminativo pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).