Política

Deputado requer instalação de delegacia especializada em crimes cibernéticos

Inácio Loiola diz que muitas pessoas são vítimas de golpes no ambiente virtual

Por Paulo Marcello 24/07/2018 13h01
Deputado requer instalação de delegacia especializada em crimes cibernéticos
Deputado estadual Inácio Loiola - Foto: Reprodução/Internet

Em virtude do auto número de crime praticados por meio da Internet (cybercrimes), o deputado estadual Inácio Loiola (PDT) apresentou uma indicação solicitando ao Governo do Estado, por meio da secretaria de Segurança Pública, a criação de uma delegacia especializada contra crimes virtuais.

“Desde que a internet surgiu e as redes sociais viraram a melhor companhia das pessoas, as autoridades policiais do mundo passaram a receber muitas demandas de delitos no ambiente virtual”, disse Loiola.

A indicação nº 661/2018 foi protocolada no último dia 29 de maio e aguarda sua apreciação no plenário da Casa de Tavares Bastos.

Crimes virtuais - são os crimes praticados através da internet ou computadores. Os criminosos buscam atingir a própria vítima ou apenas o computador dela. Alguns também buscam atingir uma rede de computadores completa, como as de empresas, organizações e órgãos públicos.

Independente do objetivo ou forma de praticar, esses crimes podem ser punidos a partir da denúncia, podendo levar a detenção do criminoso e ao pagamento de multa. Ao denunciar um crime virtual, será possível contribuir para impedir que esses crimes continuem.

Alguns dos exemplos de crimes virtuais são: roubo de informações, desvio de dinheiro de contas bancárias, sites falsos de compra eletrônica, crimes contra a honra (injúria, calúnia e difamação), ameaças, falsidade ideológica, entre outros.

Atualmente as vítimas procuram as delegacias da Polícia Civil. Embora muitos casos possam não ser solucionados, a denúncia é a melhor forma de evitar que os criminosos sigam praticando esses crimes. Assim, a partir desse momento, é essencial que a vítima busque se proteger e auxiliar outras pessoas vítimas de crimes virtuais.