Saúde

Prefeitura dá detalhes sobre vacinação contra sarampo e poliomielite em Arapiraca

Novos casos das doenças apareceram no Brasil

Por 7Segundos 17/07/2018 12h12
Prefeitura dá detalhes sobre vacinação contra sarampo e poliomielite em Arapiraca
Sarampo - Foto: Reprodução/Internet

Após anos de erradicadas no Brasil, o sarampo e a poliomielite (paralisia infantil) voltaram a ter casos registrados no país. Amazonas, Roraima, Rio Grande do Sul, Rondônia e Rio de Janeiro são alguns dos estados que já confirmaram casos de sarampo este ano. A partir disso, o Ministério da Saúde e as secretarias de saúde de todo país estão em alerta para a cobertura da vacinação contra as duas doenças, para que o surto já iniciado não se alastre.

O 7Segundos entrevistou Ana Lúcia, coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Arapiraca, para esclarecer as principais dúvidas sobre a imunização contra as doenças na cidade.

Onde posso receber as vacinas contra poliomielite e sarampo?

R. A Secretaria de Saúde vem desenvolvendo esse trabalho de vacinação em todos os postos. Isso é uma rotina do serviço. A gente vai estar agora com uma campanha de multivacinação da paralisia infantil e do sarampo.

Quem será beneficiado com a próxima campanha de vacinação?

R. A campanha privilegia as crianças a partir de 6 meses a menores de 5 anos, para o sarampo e para poliomielite.  

Porque fazer uma campanha nova, se sempre existiu a rotina de vacinação contra estas doenças?

R. Porque a doença estava erradicada do nosso país. Desde 2000 que a gente não tinha casos de sarampo no nosso país, e agora, com a migração do pessoal da Venezuela, casos novos surgiram. A partir do momento que a gente não mantém cobertura vacinal, a gente fica suscetível a ter o aparecimento de casos. O Ministério diz que a gente precisa de até 95% das nossas crianças vacinadas.

E se eu já ultrapassei a idade de 5 anos, posso tomar a vacina de sarampo?

R. A vacinação de sarampo é oferecida nas unidades de saúde para pessoas de até 49 anos de idade, porém, não em campanha. A pessoa leva o cartão de vacina, vai no posto e se a pessoa estiver com aquela vacina fora de tempo, então ela vai tomar aquela vacina.

Se já tomei a vacina de sarampo na infância, preciso tomar novamente agora?

R. Se já estiver com cartão de vacina em dia, não precisa da vacina novamente. Se tiver dúvida, vai num posto de saúde, procura a sala de vacinas que nós temos profissionais capacitados.

A campanha de vacinação em crianças de Arapiraca começará no próximo dia 6 de agosto, e segue até o dia 30.