Saúde

Número de casos de câncer de próstata em Arapiraca são alarmantes

Informação foi confirmada pela coordenação municipal de Saúde do Homem

Por Paulo Marcello e Jânio Barbosa 17/07/2018 16h04
Número de casos de câncer de próstata em Arapiraca são alarmantes
Paulo Alberto, coordenador da saúde do homem - Foto: Josival Meneses / 7 Segundos

O coordenador municipal da Saúde do Homem, Paulo Alberto Leite, revelou nesta terça-feira (17) que os números de casos de câncer de próstata em Arapiraca são alarmantes. Segundo o enfermeiro, a cidade registra muitos mais mortes por câncer de próstata do que casos de pele ou de pulmão, que lideram os índices na média nacional.

A informação foi passada ao repórter Jânio Barbosa, do Portal 7Segundos, nesta manhã, durante as ações de Saúde que foram realizadas no Centro Administrativo de Arapiraca dentro da programação do Julho Amarelo, que teve início na última segunda-feira (16), um dia após o Dia Nacional do Homem. Na oportunidade foram feitas solicitações de exames do PSA livre e total para os servidores municipais acima dos 50 anos de idade.

“O Instituto Nacional do Câncer (INCA) aponta que o câncer de próstata é o segundo com maior prevalência na população do país, seguido do câncer de pele, e é também o segundo que mais mata os homens, seguido do pulmão. Mas em Arapiraca é ao contrário e chega a ser alarmante. Aqui o câncer de próstata está em primeiro lugar, tanto com maior incidência quanto em mortalidade”, destacou Paulo Alberto leite.

Julho Amarelo

Julho é o mês da conscientização das hepatites virais, data escolhida pelo Comitê Estadual de Hepatites Virais e Ministério da Saúde. A secretaria de Saúde de Arapiraca está promovendo uma campanha até o próximo dia 27 em diferentes locais, como praças, Centro Administrativo e Unidades de Saúde.

Durante a campanha são oferecidos testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, vacina contra Hepatite B, além de orientações sobre a doença, entrega de preservativos masculinos e femininos e atividades itinerantes. De acordo com o coordenador Paulo Alberto Leite, é fundamental que as ações de prevenção sejam realizadas para que diagnóstico seja feito o mais breve possível.

“O ano inteiro a gente já faz atendimento a toda população de Arapiraca nas Unidades de Saúde de sua referência, mas nos meses de Julho e Novembro a gente tenta fazer uma busca ativa desses homens para eles terem um cuidado maior com a saúde. Este é o mês do homem e poucas pessoas sabem e a gente, então a gente vê a necessidade de passar essas informações para a população se conscientizar e cuidar mais da saúde, principalmente da saúde do homem”, destacou.

A campanha segue no dia 23 das 8h às 11h, na Praça Marques da Silva, no Centro, com avaliação antropométrica (verificação do peso corporal, de altura e circunferência abdominal); aferição de pressão arterial (PA); e solicitação do exame PSA livre e total para homens acima dos 50 anos.

Já nos dias 25 e 27 as atividades serão realizadas na empresa Tio Vieira com a palestra Saúde do Homem; realização de Teste Rápido para Hepatites Virais (B e C); e aferição de pressão arterial (PA).