Eleições 2018

PSOL vai lançar candidatura de Basile para governador no dia 27 deste mês

Executiva confirmou evento nesta quarta-feira (11) em sua página oficial

Por Paulo Marcello com assessoria 11/07/2018 16h04
PSOL vai lançar candidatura de Basile para governador no dia 27 deste mês
Basile será o primeiro a realizar a convenção do partido em AL - Foto: Assessoria

A executiva do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL-AL) anunciou, nesta quarta-feira (11), que a convenção estadual da legenda será realizada no próximo dia 27 no Ginásio Fantástico, no Benedito Bentes, em Maceió, para confirmar o nome do professor universitário Basile Christopoulos como candidato a governador.

O presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros, confirmou presença no evento e informou que a coligação será fechada junto ao Partido Comunista do Brasil (PCB) como forma de consolidar-se como a primeira frente partidária de oposição ao projeto de reeleição do governador Renan Filho (MDB). Outros partidos podem confirmar aliança nos próximos dias.

“Ao contrário dos grupos políticos que estão negociando nomes, cargos e tempo de televisão, nós do PSOL já sabemos o caminho que iremos trilhar nessas eleições. A convenção será o momento político e festivo para nos apresentarmos aos alagoanos como as grandes escolhas para o pleito de outubro. Estamos prontos para o debate de ideias, propostas e para apresentarmos um olhar sobre os problemas sociais que há décadas são esquecidos”, afirmou o pré-candidato.

Doutor em Direito, Basile Christopoulos se apresenta como referência em orçamento público e é professor há 11 anos. Ele disputará pela primeira vez um cargo político e defende que o momento atual como ideal para compartilhar com os alagoanos “um olhar diferente sobre o estado de forma propositiva e inclusiva, utilizando as informações e números para um debate sobre as políticas públicas que realmente podem mudar o rumo desse Estado”.

Por sua vez, o presidente estadual do PSOL, Gustavo Pessoa, avaliou que o partido tem condições também de se destacar nacionalmente.

“Temos grandes nomes como o deputado estadual Marcelo Freixo, o deputado federal Glauber Rocha e a deputada federal Luiza Erundina. A presença do nosso presidente Juliano vai representar o apoio de todos do PSOL Nacional nas nossas disputas majoritárias e em todos os nossos candidatos das proporcionais. Precisamos ter oposição na Assembleia Legislativa, o que hoje não existe aqui em Alagoas”, declara Pessoa.

As convenções

A legislação eleitoral prevê que as convenções partidárias devem reunir filiados a um partido político para julgamento de assuntos de interesse do grupo ou para escolha de candidatos e formação de coligações.

“Participar de uma convenção é um ato político coletivo. Iremos reunir nossa militância e todas as pessoas que acreditam na minha pré-candidatura como a única alternativa para governar Alagoas sem discriminação de classe social, gênero ou raça. Irei também usar minhas redes sociais para transmitir esse acontecimento para o maior número de alagoanos”, conclui Basile.