Saúde

Água sanitária mata a larva do mosquito da dengue, chinkungunya e zika

Por Assessoria 11/07/2018 12h12
Água sanitária mata a larva do mosquito da dengue, chinkungunya e zika
Larvas de mosquitos - Foto: Ilustração

A água sanitária (hipoclorito de sódio diluído)  é um produto coringa, que não pode faltar na limpeza da casa.  Ajuda na higienização de verduras, frutas e legumes, eliminando bactérias, além de a ciência já ter comprovado que água sanitária é a solução mais eficaz para prevenir doenças relacionadas com enchentes, como leptospirose, hepatites do tipo A e E e gastroenterites e no combate ao Aedes aegypti,  transmissor da zika, chikungunya,dengue e febre amarela urbana. A prevenção é a melhor maneira de combater o mosquito e evitar doenças.

A ação do produto é reconhecida pelo Ministério da Saúde e foi comprovada por um estudo realizado pelo Laboratório de Radiobiologia e Ambiente do Centro de Energia Nuclear na Agricultura,  da Universidade de São Paulo (USP). O estudo, realizado a pedido da Associação Brasileira da Indústria de Cloro, Álcalis e Derivados (Abiclor),  mostrou que o hipoclorito de sódio é quase 100% eficaz para este uso, diz o doutorando Andre Ricardo Machi, um dos responsáveis pela pesquisa.  Esse novo estudo corroborou  pesquisas anteriores, de 2002 e 2008, desenvolvidas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/USP.

Por isso, a higienização das casas para eliminar as larvas do mosquito é um hábito a ser incorporado na rotina das famílias e empresas, considerando-se que 80% dos focos estão dentro de casa.  

Dicas práticas de uso da água sanitária
Verduras, frutas e legumes. Coloque numa bacia plástica água misturada com água sanitária, na proporção de 1 colher  das de sopa (15 ml) de água sanitária para cada litro de água. Lave as verduras, frutas e legumes com água corrente em abundância e depois mergulhe-as por 30 minutos na bacia plástica,  agitando–as ocasionalmente. Passado esse tempo, lave novamente a verdura na torneira tirando o excesso de água sanitária. 

A água usada na desinfecção dos alimentos pode ser aproveitada para lavagem de pias, pisos, bancadas e utensílios domésticos em geral, inclusive toalhas e panos de pia.  

Ralos
Despeje solução de água sanitária na proporção de uma colher de sopa por litro de água em ralos de pias, banheiros e cozinha. Atenção: Faça a limpeza das pias e dos ralos à noite, antes de dormir, para que a água sanitária possa agir por mais tempo. 

Plantas
Essa mesma solução (água sanitária na proporção de uma colher de sopa por litro de água) também pode ser usada para a rega de plantas, particularmente  que acumulam água entre as folhas, como as bromélias. Esta solução não faz mal às plantas e evitará o desenvolvimento da larva do mosquito. 

Vaso sanitário
Coloque o equivalente a duas colheres de hipoclorito de sódio por litro de água no vaso sanitário, nos ralos do banheiro, cozinha e a área de serviço. Esse é um cuidado que se deve ter antes de viajar, quando a casa fica fechada por algum tempo.

Piscina
É importante manter a piscina tratada, mesmo que não esteja sendo usada. Com o tempo, o cloro pode evaporar, e a piscina se tornar um foco da larva do mosquito. Durante o inverno, por exemplo, é comum deixar a piscina coberta. Nesse caso, não deixe acumular água de chuva na lona de cobertura, pois pode ser um foco do mosquito.  

Caixas d’água
A limpeza deve ser feita a cada seis meses. Feche a entrada de água e esvazie a caixa quase toda. Deixe sobrar água suficiente para lavar, com uma escova, as paredes e o fundo da caixa. Não use produtos de limpeza nessa etapa. Enxágue bem e esvazie toda a água suja, dando repetidas descargas no vaso sanitário. Depois de limpa, encha a caixa novamente e adicione um litro de água sanitária para cada 1.000 litros de água. Espere duas horas e esvazie novamente a caixa, abrindo todas as torneiras, para limpar os canos da casa, até sair água limpa. Depois, encha com água potável e tampe. 

Importante:  Por ser um produto químico, é fundamental tomar alguns cuidados na hora de utilizar o produto, evitando o contato com os olhos e a pele e a ingestão.
> Mantenha o produto longe de crianças e animais
> Guarde a água sanitária em recipiente fechado e em local ventilado, longe dos raios solares e calor.
> Nunca misture com vinagre, ácidos ou outros agentes de limpeza.
> Não reutilize a embalagem.