Polícia

Polícia prende 20 pessoas por estelionato na internet

Há registros de vítimas no Piauí e em mais nove estados

Por G1 Piauí 06/07/2018 09h09
Polícia prende 20 pessoas por estelionato na internet
Operação uniu policiais do Piauí e de mais nove estados - Foto: Reprodução

Vinte pessoas foram presas pela Polícia Civil na manhã desta quinta-feira (5) na operação Call Center, deflagrada para prender uma quadrilha interestadual especializada em crimes de estelionato através de compra e vendas de produtos pela internet. A operação teve início a partir de denúncias de vítimas do Piauí e os mandados são cumpridos no Paraná e em Mato Grosso. Há 18 presos no Paraná e dois em Mato Grosso.

O delegado Humberto Mácola explicou que os golpistas clonavam o anúncio de um determinado produto em um site de compra e venda, e intermediavam a negociação entre o comprador interessado no produto e o vendedor original. Após fechada a negociação, os golpistas forneciam a conta bancária de um laranja para que o comprador fizesse o depósito do pagamento.

“Através de uma engenharia social, técnicas para ludibriar tanto o vendedor como o comprador, eles conseguiam fazer o comprador legítimo depositar na conta de um laranja, lá em Cascavel. O ‘Call Center do Crime’ funcionava em um presídio na cidade de Cuiabá, Mato Grosso”, disse o delegado Humberto Mácola.

Os crimes foram cometidos inclusive por pessoas presas, que interceptavam as vendas por celulares dentro da prisão. "Nós temos mandado para cumprir em Mato Grosso, lá em Cuiabá, contra pessoas que estão presas, encarceradas que utilizavam telefones celulares para aplicar esses golpes aqui no estado do Piauí”, disse Riedel Batista, delegado geral da Polícia Civil do Piauí.

O alvo dos golpistas eram na maioria negociações de compra e venda de veículos, e em alguns casos de imóveis. Segundo o delegado Riedel Batista, há registros de vítimas no Piauí e em mais nove estados: Paraná, Mato Grosso, Pará, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, e Rio Grande do Sul.

Foram expedidos 20 mandados de prisão de 35 de busca e apreensão que foram cumpridos nas cidades de Cascavel e Toledo, no Paraná, e Cuiabá e Várzea Grande, em Mato Grosso. A operação foi comandada no Piauí pelo delegado Matheus Zanatta, em parceria com as Polícias do Paraná e do Mato Grosso.

Segundo o delegado geral Riedel Batista, a investigação começou no Piauí. "Essa quadrilha é interestadual, fez várias vítimas no estado do Piauí e a partir de denúncias, do registro de boletim de ocorrência dessas vítimas, essa investigação iniciou há alguns meses. O juiz Luís Moura expediu vários mandados de busca e de prisão e hoje com o apoio da Polícia Civil do Paraná e do Mato Grosso nós estamos dando cumprimento e desarticulando uma grande quadrilha interestadual que vem atuando em todo Brasil", disse.