Serviços

Samu Alagoas renova em 100% frota de ambulâncias

Por Agência Alagoas e 7Segundos 05/07/2018 17h05
Samu Alagoas renova em 100% frota de ambulâncias
Frota de viaturas do Samu - Foto: Reprodução

Uma boa notícia para os alagoanos: a frota de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Alagoas foi 100% renovada e conta, também, agora com ambulâncias reservas. Das 56 viaturas, 40 foram adquiridas pelo Governo do Estado, com recursos próprios, no valor de R$ 7.799.076, e outras 20 foram enviadas pelo Ministério da Saúde (MS).

Cada ambulância é equipada com prancha, maca, cilindros de oxigênio, talas para imobilização, conjunto de colares cervicais, suporte de soro, um desfibrilador externo automático, entre outros itens e custou R$ 194.976,90 cada uma. Nas Unidades de Suporte Avançado (USAs) são levados equipamentos diferentes como monitores cardioversores, maleta para a intubação do paciente e maleta com medicamentos.

As Unidades de Suporte Básico (USBs) e Suporte Avançado (USAs) estão espalhadas por todo o Estado, com duas Centrais de Regulação Médica, sendo uma em Maceió e outra em Arapiraca. O Samu possui 35 Bases Descentralizadas a cada 30 km, o que garante 100% de cobertura para a população.

O Samu Maceió é responsável por 16 Bases, localizadas nas cidades de União dos Palmares, Viçosa, São Miguel dos Campos, Porto Calvo, Coruripe, Joaquim Gomes, São Luiz do Quitunde, Maragogi, Teotônio Vilela, Rio Largo, Murici, Marechal Deodoro, Barra de Santo Antônio, Colônia de Leopoldina, São Miguel dos Milagres e Atalaia.

Já o Samu Arapiraca, coordena as Bases Descentralizadas de 19 municípios, localizados no Sertão, Agreste e Zona da Mata. Além de Penedo, também integram o grupo, os municípios de Ouro Branco, Delmiro Gouveia, Pão de Açúcar, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, Cacimbinhas, Maribondo, Porto Real do Colégio, Campo Alegre, Mata Grande, Girau do Ponciano, São Sebastião, São José da Tapera, Inhapi, Piranhas, Olho D´Água do Casado, Batalha e Traipu.

Além das ambulâncias, o Samu Alagoas também conta com o Serviço de Motolância, garantindo um atendimento ágil às vítimas. Por meio dele, técnicos de enfermagem estabilizam a vítima até que a USB ou USA chegue ao local da ocorrência para fazer o encaminhamento até um hospital.

Agilidade

Mas além do socorro terrestre, Alagoas também conta com o Samu Aeromédico, onde um helicóptero agiliza o atendimento às vítimas. O serviço conta com uma aeronave moderna para fazer resgates em rodovias, locais de difícil acesso e transferências em todo o território alagoano.

Para Christian Teixeira, secretário de Estado da Saúde, a renovação da frota do Samu Alagoas, mostra a importância que vem sendo dada para o atendimento pré-hospitalar móvel.

“Vários alagoanos são salvos diariamente pelo Samu, por isso, a importância de renovarmos a frota de ambulâncias. Com isso, tornamos o Samu Alagoas um dos melhores no Brasil, garantindo um tempo resposta cada vez menor nas ocorrências”, disse.