Alagoas

Coité do Nóia questiona dados do Ministério de Saúde sobre vacinação na cidade

Prefeitura alega que dados do MS estão incompletos e divulga novos números

Por 7Segundos 04/07/2018 15h03
Coité do Nóia questiona dados do Ministério de Saúde sobre vacinação na cidade
Números da vacinação contra a polio são de 2017 - Foto: Venilton Küchler/SESA/Agência Brasil

Após divulgação feita pelo 7Segundos na terça-feira (03), dos dados apresentados pelo Ministério da Saúde (MS) sobre as cidades brasileiras que estão abaixo da cobertura de proteção contra a poliomielite, a prefeitura da cidade de Coité do Nóia procurou a redação e contestou os números do Governo Federal.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Alex Sandro Silva, os números do Ministério estão incompletos, pois ocorreu um problema no sistema que inviabilizou a transmissão de dados. “A baixa cobertura vacinal se deu em decorrência da falha de registros de doses aplicadas, fato que já está sendo corrigido e atualizado no sistema de informação Programa Nacional de Imunização - PNI/MS”, esclareceu.

Ele enfatizou que as crianças do município estão imunizadas e a Prefeitura está realizando um inquérito vacinal de todas as crianças menores de dois anos em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SESAU/AL) para manter monitoramento de 100 % do público alvo.

“Informamos ainda, que a falha nos registros do sistema é referente ao ano de 2017 e que em 2018 o município já registra uma cobertura vacinal contra a poliomielite de 100,68%”, explicou o secretário apresentando no próprio site do Ministério da Saúde.

“Portanto, o município de Coité do Nóia não apresenta casos da doença e nem apresenta situação de risco para o surgimento de casos da doença. Aproveitamos o momento para reafirmar o nosso compromisso com toda a população coitenense e ao mesmo tempo nos colocamos a disposição para outras informações e esclarecimentos”, completou.