Comportamento

Pesquisa realizada pela PM de Alagoas recebe prêmio em Porto Alegre

Trabalho de Conclusão do CAO 2017 foi premiado durante o 18° Congresso da ISMA-BR

Por Agência Alagoas 02/07/2018 11h11
Pesquisa realizada pela PM de Alagoas recebe prêmio em Porto Alegre
PM de Alagoas recebe prêmio em Porto Alegre - Foto: Assessoria

Uma pesquisa realizada pela Polícia Militar de Alagoas recebeu, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, o Prêmio Boas Práticas de Qualidade de Vida na Segurança Pública como melhor pôster. A premiação foi feita durante o 18° Congresso da International Stress Management Association (ISMA), da qual o Brasil é integrante.

O trabalho, que teve como objetivo analisar a percepção de Qualidade de Vida no Trabalho em policiais militares de Alagoas e verificar uma possível relação com a prevalência de sintomas de dor e desconforto musculoesquelético, foi desenvolvido durante a conclusão do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) 2017 pelo capitão do Quadro de Saúde da Corporação Deivson Oliveira.

De acordo com o autor, o estudo traz um alerta para o desenvolvimento de políticas públicas que promovam melhorias nas condições de trabalho do policial militar, tendo em vista a constatação de que “policiais com uma melhor percepção de qualidade de vida no trabalho apresentaram menor índice de queixas de dor e desconforto musculoesquelético”, o que reflete no melhor desenvolvimento da atividade exercida em prol da sociedade alagoana.

“A premiação representa o reconhecimento da qualidade da pesquisa realizada por parte de uma das mais importantes associações que estuda os impactos do trabalho na saúde e qualidade de vida do trabalhador”, afirmou orgulhoso o capitão Deivson, que durante a pesquisa recebeu orientação da assistente social da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Francinese Silva.

Em 2013, a PM de Alagoas também foi premiada durante o evento que é realizado anualmente. Na época, uma pesquisa realizada pelo Centro de Assistência Social (CAS) da sobre estresse e o nível de satisfação dos policiais militares, referente a fatores relacionados ao trabalho, foi selecionada pela ISMA.

ISMA

A International Stress Management Association (ISMA) é a mais antiga e respeitada associação, sem fins lucrativos, e a única com caráter internacional voltada à pesquisa e ao desenvolvimento da prevenção e do tratamento de stress no mundo.