Saúde

Arapiraca anuncia mudança de datas para imunização contra a febre amarela

Por Assessoria 28/06/2018 08h08
Arapiraca anuncia mudança de datas para imunização contra a febre amarela
Vacina febre amarela - Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde informa que haverá mudança no calendário de vacinação contra a febre amarela para as pessoas agendadas nesta sexta-feira (29/06) e segunda (02/07), no 5º Centro de Saúde, unidade responsável pela imunização da doença em Arapiraca.

Devido ao feriado de São Pedro, nesta sexta-feira (29), e o ponto facultativo concedido pelo município, na segunda-feira (02), por conta do jogo do Brasil na Copa do Mundo, a imunização das pessoas já agendadas para estas datas foi remarcada para esta quinta-feira (28/06) e a terça (03/07).

A mudança do calendário foi a alternativa encontrada pelo município para continuar com o programa de imunização, sem interferir na agenda das próximas semanas. E assim, evitar transtornos para os usuários.

 

Vacinação

Alagoas não está inserida na lista das áreas de risco recomendadas pelo Ministério da Saúde (MS) para vacinação contra a febre amarela. Mesmo assim, ela é ofertada gratuitamente pelo  Sistema Único de Saúde (SUS), mas é exclusiva para quem vai viajar para áreas endêmicas. Por conta disso, a vacina não faz parte do calendário das unidades de saúde. Em Arapiraca, ela é disponibilizada no 5º Centro de Saúde, com agendamento prévio.

Para quem vai se deslocar para as regiões de risco, a orientação é comparecer ao 5º Centro de Saúde, localizado no Centro da cidade, e realizar o agendamento. Para isso, é necessário apresentar documento  de identificação e o comprovante de deslocamento. A indicação do MS é de que a pessoa deva tomar a vacina pelo menos 10 dias antes da viagem.