Concursos

Circuito Penedo de Cinema recebe inscrições de filmes até 23 de julho

Produções em curta-metragem podem ser inscritas gratuitamente pelo site do evento

Por Assessoria 27/06/2018 13h01
Circuito Penedo de Cinema recebe inscrições de filmes até 23 de julho
Circuito Penedo de Cinemas - Foto: Reprodução

O Circuito Penedo de Cinema está com inscrições abertas para filmes em curta-metragem produzidos em todo o país. Eles podem ser inscritos gratuitamente até 23 de julho, em uma das três mostras competitivas dos eventos que integram o Circuito: 11º Festival do Cinema Brasileiro de Penedo, 8º Festival de Cinema Universitário de Alagoas e 5ª Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental.

O processo de inscrição é gratuito e online, por meio da plataforma Festhome ou pelo sitedo Circuito. De acordo com o edital, disponível nos dois endereços, os proponentes têm que ser diretores ou produtores dos filmes, que devem ter até 25 minutos de duração, incluindo os créditos, e produzidos a partir de 2016. Caso sejam selecionadas, as produções irão concorrer a R$ 41 mil em premiação.

Outros critérios devem ser seguidos, especificamente para as inscrições no 8º Festival de Cinema Universitário de Alagoas e na 5ª Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental. Para o Universitário, os proponentes podem ser estudantes matriculados ou egressos, professores ou técnicos-administrativos de Instituições de Ensino Superior (IES) ou Escolas Técnicas de Cinema e Audiovisual do país.

Com relação à Mostra Velho Chico, o edital prevê que os filmes inscritos tratem de temas relacionados ao meio ambiente, podendo abordar questões dos ambientes natural ou antrópico, ou seja, aquele modificado pela ação humana. Já para o 11º Festival do Cinema Brasileiro de Penedo não há nenhuma restrição para inscrever os curtas-metragens.

Realização

O Circuito Penedo de Cinema ocorrerá de 26 de novembro a 2 de dezembro de 2018 no município de Penedo (AL). O evento é realizado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) numa parceria com a Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult), e pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), com patrocínio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).